Fofura em fotos! Animais do Zoológico de Brasília ganham presentes de Natal

As lembrancinhas dos bichos foram confeccionadas pela equipe do Núcleo de Bem-Estar Animal e integra o programa de enriquecimento animal

atualizado 25/12/2020 22:28

Animais do Zoológico de Brasília ganham presentes de NatalMarcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Os animais do Zoológico de Brasília ganharam presentes de Natal. Entre os mimos há boneco de neve, meias de material reciclável e caixas com comida.

As lembrancinhas foram preparadas em dezembro pelo Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA), unidade responsável pelo desenvolvimento de atividades para os animais saírem da rotina, com novas experiências e estímulos do instinto natural. A iniciativa integra o programa de enriquecimento ambiental dos bichos.

A onça-parda Loki ganhou um boneco de neve feito com bolas de papel marchet. Os micos recebram meias produzidas com material reciclável, recheadas com chips de batata-doce. Aos primatas, foram distribuídas caixinhas de papelão, com batata chips e uvas passas.

Os felinos ganharam caixinhas com carne, item que faz parte da alimentação deles. Os elefantes tiveram uma surpresa um pouco maior devido ao grande tamanho da espécie: caixa com frutas inteiras.

Veja as fotos dos presentes distribuídos aos animais do Zoológico de Brasília:
0

“Nós observamos o comportamento de cada animal, e estudamos a melhor forma para que ele possa interagir com o que foi proposto. Neste período de Natal, tivemos a ideia de desenvolver essas atividades de forma mais alegre e com o espírito natalino, já que tivemos um ano atípico”, disse a chefe do NBEA, Marisa Carvalho.

De acordo com Marisa, os alimentos selecionados para a brincadeira não são aleatórios. “Eles são escolhidos junto com o Núcleo de Nutrição, de acordo com que o animal mais gosta dentro do seu grupo alimentar, pois cada refeição que é ofertada para os animais segue uma dieta feita com base nas necessidades de cada indivíduo”.

As atividades são realizadas durante o ano para que os animais não caiam na rotina e sejam surpreendidos. O objetivo das atividades específicas para cada espécie é promover a saúde física e mental.

Segundo o Zoológico de Brasília, foram realizadas mais de mil atividades de enriquecimento ambiental para todos os animais, até novembro. Os itens são confeccionados de maneira mais simples, normalmente, mas em datas especiais, como é o Natal, os enriquecimentos são feitos de maneira temática.

Funcionamento

O Zoológico de Brasília funciona das 9h às 17h, de quinta a domingo, e em feriados. Os ingressos são vendidos somente até as 16h. A entrada inteira custa R$ 10.

Últimas notícias