metropoles.com

Fim da Agefis. Câmara aprova PL que transforma agência em DF Legal

Após longa negociação com o governo sobre emendas ao texto original, deputados validaram a proposta por unanimidade dos presentes

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Agefis predio
1 de 1 Agefis predio - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O projeto de lei (PL) que transforma a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) em DF Legal foi aprovado em primeiro e segundo turnos, nesta quarta-feira (24/04/2019), na Câmara Legislativa (CLDF). O PL 69/2019 deveria ter sido votado nessa terça (23/04/2019), mas, por falta de entendimento da base do governo sobre as emendas protocoladas, o presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), adiou a apreciação.

Na manhã desta quarta-feira, havia 22 emendas protocoladas ao projeto, mas nenhuma tinha tramitado nas comissões da Casa. Sob o risco de ter de adiar novamente a proposta por falta de mobilização da base, o Palácio do Buriti articulou com os deputados a aprovação de 11 emendas e a votação do PL. As assessorias de todos os distritais foram convocadas para discutir as alterações a fim de atender a interesses do Executivo e dos próprios legisladores.

As negociações só acabaram por volta das 15h. Para agilizar a tramitação, Rafael Prudente fechou a sessão ordinária do dia, abriu uma extraordinária e, em seguida, por volta das 17h, votou o projeto em segundo turno, com resultado de 20 votos a favor e nenhuma abstenção ou posição contrária.

Uma das emendas aprovadas, de autoria do deputado Fábio Felix (Psol), prevê que o órgão fiscalizador não possa fazer remoções em períodos chuvosos, à noite ou em feriados. Outra, do deputado Leandro Grass (Rede), obriga que o diretor-adjunto do DF Legal seja servidor de carreira. Dessa forma, apenas o diretor-presidente poderá ser indicação política.

Um adendo do deputado Daniel Donizet (PSDB) permite a quem for multado pela nova agência recorrer por meio do canal eletrônico do governo. Outro aditivo do distrital tucano estipula que as informações do DF Legal e os modos para acioná-lo sejam explicitados na internet.

Das 11 emendas aprovadas, seis foram protocoladas por deputados de oposição, todas com objetivo de regular a atuação dos agentes a fim de preservar a integridade dos autuados. “É preciso combater a grilagem, mas é importante diferenciar os grileiros dos movimentos sociais legítimos”, pontuou Felix.

O líder do governo, Cláudio Abrantes (PDT), elogiou o teor de todos os aditivos e afirmou que eles aperfeiçoaram o texto original. “Algumas questões eram relacionadas à ocupação de espaço dentro da nova secretaria, e foi tudo bem costurado. São coisas já previstas que deram solidez à redação original”, enalteceu.

Desarticulação
Houve acordo no colégio de líderes na segunda-feira (22/04/2019) para inserir o projeto na pauta, com concordância tanto da oposição quanto da base. Depois, o próprio líder do governo, deputado Cláudio Abrantes, disse ter sido pego de surpresa quando Prudente anunciou que adiaria a votação por falta de tempo hábil para as comissões analisarem as emendas protocoladas de última hora. Houve adições de pelo menos cinco parlamentares, todos de oposição.

Robério Negreiros (PSD) chegou a apresentar uma minuta técnica da assessoria jurídica da Casa, condenando vários pontos do projeto original, o que enterrou de vez a chance de tramitação da proposta nessa terça (23/04/2019). O deputado alegou que, apesar de o texto original ter sido enviado à CLDF há cerca de dois meses, o relatório da assessoria jurídica apontando os defeitos só ficou pronto na última quinta-feira (18/04/2019).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?