Fechado desde 2017, Shopping Popular vai dar lugar a Mercado Municipal
Imóvel da União no SAAN foi doado ao GDF e passará por ampla reforma. A medida regulariza a destinação do shopping, fechado desde 2017
atualizado
Compartilhar notícia

A governadora Celina Leão (PP) sancionou, nesta terça-feira (2/6), a lei que autoriza o Governo do Distrito Federal (GDF) a receber da União o Shopping Popular de Brasília. A chefe do Executivo local também firmou o contrato de cessão para os feirantes permissionários do espaço.
O imóvel, localizado no SAAN, próximo à antiga Rodoferroviária, agora está sob responsabilidade do GDF, após anos de abandono.
O projeto que permitiu a transferência para o governo local prevê amplas reformas no espaço e implantação do novo Mercado Municipal, com comércio popular, economia solidária, agricultura familiar e espaços voltados à cultura e ao lazer.
Ao assinar os documentos, Celina afirmou que a doação permite ao GDF avançar na recuperação do espaço e na conclusão do projeto para o novo mercado. “Nós não podíamos fazer nenhuma intervenção física, nenhuma construção, porque essa área não era nossa”, lembrou.
“Hoje recebemos a doação oficial, que nos dá a condição de fazer agora o Mercado Municipal. Nós temos agora uma missão muito grande, que é tirar o sonho das pessoas do papel. É fazer disso aqui um mercadão de verdade, com gente comprando, produtos fresquinhos, frutas fresquinhas e restaurantes funcionando”, completou.
Regularização
A medida regulariza a destinação do espaço, fechado desde 2017, quando terminou o antigo termo de cessão. O imóvel integra o programa federal Imóvel da Gente, coordenado pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que busca dar uso social a áreas e prédios federais ociosos ou subutilizados.
A área construída é de 40 mil metros quadrados. Pelo novo projeto, cerca de um terço do pavimento térreo será ocupado pelas atividades de economia solidária e agricultura familiar.
Os permissionários ficarão com 35% da área, enquanto o espaço de gastronomia ocupará o restante do prédio.
Doação com encargo
O novo Mercado Municipal terá prazo estimado de execução de 36 meses. Pelo projeto, os atuais feirantes ocuparão 35% da área total do edifício.
O restante da estrutura será destinado a gastronomia, atividades culturais, esportivas e de lazer. Parte do pavimento térreo será cedida ao Ministério do Trabalho e Emprego, que instalará no local um centro de formação voltado à economia popular e solidária.
A doação foi resultado de um processo de negociação para garantir a destinação social do imóvel e a permanência dos trabalhadores que atuam no local.
Inaugurado em 2008, o Shopping Popular chegou a ter cerca de 1.500 boxes e foi criado para receber ambulantes e camelôs que trabalhavam principalmente na Rodoviária do Plano Piloto.
Ao longo dos anos, no entanto, o espaço perdeu movimento, acumulou boxes fechados e deixou de receber intervenções estruturais após o fim da cessão.
Com informações da Agência Brasília