Família quer doar órgãos de menino que morreu horas após ser reanimado
Os pais publicaram nas redes sociais sobre a doação: “Saber que uma parte de você vai salvar outras vidas só mostra o quanto você era luz”
atualizado
Compartilhar notícia

A família do pequeno Lorenzo Rosal Cavalcanti Santos Oliveira (foto em destaque), que morreu neste Domingo de Páscoa, horas depois ter sido reanimado de uma parada cardíaca no Guará (DF), deseja doar os órgãos da criança de 9 anos.
Em funcão do tempo decorrido da morte cerebral, a equipe médica avalia se o procedimento poderá ser feito.
A decisão foi compartilhada por Eduardo Rosal Cavalcanti Santos e Eliane de Jesus Oliveira nas redes sociais. “Saber que uma parte de você vai salvar outras vidas só mostra o quanto você era luz”, postaram os pais. “Quando decidimos doar seus órgãos sabíamos que assim você viverá para sempre”, completaram os pais em publicação.
No sábado (4/4), o menino foi vítima de PCR e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A equipe de socorro fez, por 30 minutos, manobras de reanimação. A criança voltou aos sentidos e foi conduzida a um hospital de referência. Segundo o relato dos pais, na unidade de saúde, ele ficou em coma e morreu já no domingo.
De acordo com a família, a criança tinha o diagnóstico da síndrome de Dravet, uma forma rara e grave de epilepsia genética, com início no primeiro ano de vida, caracterizada por crises convulsivas prolongadas e frequentes, muitas vezes desencadeadas por febre, e utilizava uma medicação para evitar as crises.
No entanto, segundo os pais Eduardo Rosal Cavalcanti Santos e Eliane de Jesus Oliveira, ele acabou tendo uma crise no sábado e, por isso, precisou de atendimento dos bombeiros.
Nas redes sociais, os pais da criança lamentaram a perda. “Filho está doendo tanto. Meu coração está dilacerado em saber que não terei mais você em minha vida“, postou a mãe pelas redes sociais.
O Centro de Ensino Especial 01 do Guará, escola em que o menino estudava, publicou, nas redes sociais, uma nota de pesar.
“Lorenzo partiu hoje, deixando uma grande tristeza em todos que tiveram o prazer de conviver com ele no centro. Que Deus conforte o coração de sua família, amigos e colegas neste momento tão difícil. Nossos pensamentos e orações estão com todos os familiares”.
Reanimação
O CBMDF foi acionado às 7h58 de sábado. A corporação mobilizou quatro viaturas de socorro e um helicóptero, a Aeronave Resgate 8, para a tentativa de salvamento.
Veja o salvamento:
No local, as equipes encontraram a criança em PCR. Imediatamente, os militares iniciaram os protocolos de reanimação cardiopulmonar (RCP), com o apoio da equipe médica da unidade avançada.
Após atuação integrada e contínua das guarnições, a PCR foi revertida após aproximadamente 30 minutos de manobras, com o restabelecimento dos sinais vitais da criança.
A vítima foi estabilizada e transportada, com prioridade, para uma unidade hospitalar de referência em uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acompanhada pelo médico do CBMDF.










