
Fábio Felix diz que foi empurrado por PM após se identificar como deputado.
Deputado prestou depoimento na 5ª Delegacia de Polícia nesta segunda-feira (16/2)

O deputado distrital Fábio Felix (Psol) afirmou, durante entrevista à imprensa nesta segunda-feira (16/2) que foi empurrado por policiais militares em um bloco de Carnaval mesmo após se identificar como deputado distrital. Félix explicou que buscava mediar uma confusão que envolvia a prisão da coordenadora de um bloco, quando foi alvo de um jato de spray de pimenta “diretamente nos olhos”.
“Ao chegar ao local, apresentei-me e constatei que as coordenadoras já estavam sendo conduzidas pelas autoridades. Procurei os policiais com o intuito de mediar a situação e compreender o que estava ocorrendo. Contudo, percebi que estavam exaltados e agressivos. Reiterei minha identificação como deputado distrital e presidente da Comissão de Direitos Humanos, demonstrando firmeza, mas buscando o diálogo e a mediação. Fui então empurrado por alguns policiais”, afirmou Félix.
A confusão que envolveu o deputado começou momentos após a prisão da coordenadora do Bloco Rebu, Dayse Hansa. Segundo a Polícia militar do DF (PMDF), a mulher teria tentado impedir uma ação policial durante a prisão de duas pessoas que estavam com drogas no bloco. Os ilícitos foram localizados pelos cães farejadores da PMDF. A ação resultou na apreensão de uma pequena quantidade de maconha e um baseado.
O porta-voz da Polícia Militar do DF, Major Raphael Broocke, afirmou em entrevista que o uso do spray de pimenta no deputado distrital Fábio Felix (Psol) ocorreu após o parlamentar encostar em um PM que fazia uma barreira. O caso está em investigação para apurar a conduta dos envolvidos.
Veja o momento em que PM joga spray de pimenta em deputado do DF
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DFA Polícia Militar do DF afirmou, em nota, que várias pessoas foram levadas para delegacia após tentarem obstruir o trabalho da polícia.
“A corporação informa que os fatos serão devidamente apurados pelos órgãos competentes, com observância aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e transparência que regem a Administração Pública. Todos os envolvidos foram encaminhados à 5ª Delegacia de Polícia para as providências legais cabíveis”, afirmou em nota.
O advogado do Sargento Kesley Henrique Ribeiro dos Santos, que aparece no vídeo disparando spray de pimenta no deputado compareceu à delegacia e classificou a situação como “lamentável e vergonhosa”.
“É inadmissível que um representante do Estado, no âmbito legislativo, confronte policiais em serviço, sob a alegação de defesa dos direitos humanos, e sob o pretexto de ter sido agredido”, afirmou o advogado Marcelo Almeida.



