metropoles.com

Exercícios em grupo e banho coletivo: bombeiros em formação temem Covid-19

O curso para 90 militares começou durante a pandemia. Profissionais dizem ter medo de levar doença para dentro de casa

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Bombeiros fazem curso de formação durante pandemia de coronavírus
1 de 1 Bombeiros fazem curso de formação durante pandemia de coronavírus - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Curso de Formação de Praças (CFP) do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) retomou parcialmente as atividades para 90 alunos. Elas fazem parte do treinamento para que os profissionais, aprovados em concurso público de 2018, possam começar a trabalhar nas ruas. No entanto, os alunos estão com medo de contrair o novo coronavírus. Embora usem máscaras, eles relatam que práticas adotadas podem contribuir para a disseminação da Covid-19.

Com medo de levar a doença para dentro de casa, os soldados em formação contaram ao Metrópoles que muitos equipamentos são de uso coletivo. “A máscara de combate a incêndio, que é conectada no cilindro de oxigênio para podermos respirar, é passada de um aluno para o outro”, explicou um integrante do curso, que preferiu não se identificar.

Outro militar reforça a necessidade de trocar o fardamento em diversas ocasiões do dia, o que é feito dentro de um banheiro pequeno, gerando aglomeração. “O mais complicado é que tenho pessoas do grupo de risco na minha casa. Estou com muito medo de contaminá-las”, lamentou.

Outro narra que um treinamento consiste passar em grupo por dentro de manilhas com água. Os alunos deixam claro que não se queixam das dificuldades das provas, mas  entendem ser momento inoportuno para aplicá-las. “É um treinamento normal, temos que passar por la. Eles jogam água e lama e depois temos que correr para trocar de roupa. É importante, sim, mas não é condizente com o período que vivemos”, confidenciou.

O Curso foi retomado no dia 27 de abril de 2020, um mês depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter classificado as infecções pela Covid-19 como pandemia. Ele é ministrado no Centro de Formação de Praças (CEFAP) para um quantitativo próximo a 90 alunos. São soldados dos quadros combatente, condutor e mecânico.

Prevenção

Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros garantiu ter adotado medidas de prevenção: “Esses militares são fracionados em três pelotões. Para a realização das instruções, eles são subdivididos em pequenos grupos, de forma a evitar aglomerações, mas sem prejuízo da execução das atividades nas oficinas propostas”, diz o texto.

De acordo com o Cefap, não foi autorizado nenhum militar a tomar banho nas dependências do local do curso, uma vez que não há alojamentos para atender a demanda de alunos.

“Este retorno dos cursos se deu em razão da importância em concluir a formação desses militares para reforçar as equipes de socorro e ainda nas ações de enfrentamento à Covid-19. Ainda assim, o CBMDF e o Cefap têm adotado medidas de segurança, prevenção e controle tanto dos instrutores quanto dos alunos”, frisou o Centro de Comunicação Social do CMBDF.

Segundo a nota, todos os instrutores envolvidos e alunos do CFP tiveram palestras específicas sobre como agir. Entre essas orientações incluem a suspensão de eventos e solenidades, distanciamento mínimo de 2 metros entre mesas e cadeiras; uso obrigatório de máscaras; utilização de álcool em gel, além do emprego de corredor de redução de contaminantes.

Veja fotos dos participantes do curso de formação:

0

Compartilhar notícia