metropoles.com

Está em dia com a vacina contra Covid? Veja calendário por idade no DF

No DF, a vacinação contra o novo coronavírus vai desde a primeira dose até a quarta dose. Calendário é diferente para crianças

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Mãos segurando seringa com vacina
1 de 1 Mãos segurando seringa com vacina - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Há pouco mais de dois anos, a vacinação contra a Covid-19 teve início no Distrito Federal. Mesmo com todo o tempo de campanha, o DF ainda não atingiu 100% da população nem com a primeira dose da vacina. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES/DF), apenas 90% das pessoas aptas a serem vacinadas receberam a primeira imunização.

A população apta a ser vacinada considerada pela pasta é a de 3 anos ou mais. Além da primeira e segunda dose, as crianças de 3 a 5 anos começaram a receber a terceira dose nesta quarta-feira (22/2). As de 5 a 11 anos podem tomar o reforço desde 2 de fevereiro.

As crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses recebem a Pfizer Baby. Neste caso, são três doses, com intervalo de 4 semanas entre as 2 primeiras e de oito semanas entre a segunda e a terceira.

Para a faixa etária de 5 a 11 anos, a aplicação é da Pfizer Pediátrica. O esquema básico é de duas doses, com intervalo de 21 dias. Já o reforço, a terceira dose, deve ser aplicado quatro meses após a segunda dose. A Coronavac está disponível para segunda dose de crianças que tomaram a primeira dose desse imunizante. São duas doses, com intervalo de 28 dias.

Veja a lista dos locais de vacinação infantil aqui.

Esquema para adultos

A primeira e a segunda dose estão disponíveis para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Todas as pessoas acima de 12 anos que completaram o ciclo vacinal com Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer-BioNTech devem receber uma dose de reforço após quatro meses da segunda dose.

Já a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, é aplicada em pessoas com mais de 40 anos ou profissionais de saúde. É necessário ter tomado a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses.

A lista com os locais de vacinação para esse público é atualizada diariamente no site da Secretaria de Saúde.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?