metropoles.com

Esplanada fechada: confira rotas para acessar a área central de Brasília

Apoiadores de Bolsonaro que não aceitam resultado das eleições presidenciais de 2022 promovem ato na Esplanada nesta 4ª, feriado distrital

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Especial Metrópoles
Policiais militares fazem bloqueio da Esplanada
1 de 1 Policiais militares fazem bloqueio da Esplanada - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

Após o fechamento da Esplanada dos Ministérios, quem precisar acessar a área central de Brasília deverá optar por rotas alternativas. O bloqueio na região ocorre devido à concentração de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) no local.

Em frente ao Congresso Nacional, grupos de manifestantes promovem um ato nesta quarta-feira (30/11), feriado distrital pelo Dia do Evangélico, para dar continuidade à mobilização contrária ao resultado das eleições presidenciais de 2022.

O fechamento da via ocorreu na manhã dessa terça-feira (29/11). A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que não há previsão de liberação dos trechos bloqueados, por enquanto.

Acampados, “patriotas” tuítam para Bolsonaro: “Perdi emprego e mulher”

Para quem precisar acessar a região, as alternativas são as vias anexas às pistas N2 e S2, nas laterais dos ministérios. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) destaca que esses acessos estão livres para circulação de carros e pedestres.

Para quem pretende chegar à Esplanada de transporte público coletivo, a opção recomendada é o acesso pelo metrô, na Estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto.

Uma alternativa é o desembarque na Estação Galeria, que também dá acesso à área central de Brasília. Para quem optar pelos ônibus, a melhor saída é pela Rodoviária do Plano Piloto.

Manifestações

Grupos de bolsonaristas que não aceitam o resultado das eleições presidenciais de 2022 — em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a maioria dos votos — estão acampados há um mês em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília.

0

Devido à mobilização, a Esplanada chegou a ficar 23 dias fechada. Em 21 de novembro, ela voltou a ser liberada, mas teve de ser bloqueada novamente nesta terça-feira (29/11), devido aos atos marcados para o Dia do Evangélico.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?