metropoles.com

Equipes de 122 creches parceiras do GDF voltam às escolas para preparar aulas

Será uma semana de ambientação. No dia 5 de julho, as 22.967 crianças de 0 a 5 anos atendidas voltam às atividades presenciais

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 27/09/2018 DF NA REAL Creches Local: Creche Alecrim – Scia Conjunto 8 Cidade Estrutural Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 27/09/2018 DF NA REAL Creches Local: Creche Alecrim – Scia Conjunto 8 Cidade Estrutural Foto: Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

As 122 creches parceiras da Secretaria de Educação receberão as equipes de profissionais nesta segunda-feira (28/6), quando começa a semana de ambientação, acolhimento dos profissionais e preparação para o retorno das crianças. Em 5 de julho, as 22.967 crianças de 0 a 5 anos atendidas voltam às atividades presenciais.

As creches estavam fechadas para o ensino presencial desde março de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus. Com a vacinação de professores e outros profissionais que atuam nesses estabelecimentos de ensino, foi possível retomar o recebimento dos pequenos.

Para o retorno, a Secretaria de Educação elaborou um guia de boas práticas, que será usado pelas Instituições Educacionais Parceiras (IEPs).

Precauções

O guia analisa a importância de família e instituição trabalharem juntas. A intenção é proporcionar conforto emocional e bem-estar às crianças. As unidades de ensino estão orientadas a ter canais de comunicação com pais, mães e responsáveis legais a fim de evitar aglomeração.

Se qualquer criança apresentar sintomas de gripe ou resfriado, como febre e mal-estar, ou de Covid-19, ela deve permanecer com atividades remotas.

A família deverá procurar uma unidade de saúde e comunicar à escola. Se os sintomas na criança forem detectados na instituição educacional parceira, ela deverá ser isolada das demais e a família avisada e orientada a buscar atendimento médico.

Da mesma forma, profissionais de educação que apresentarem sintomas deverão permanecer em trabalho não presencial e ir a uma unidade de saúde.

As crianças e demais pessoas que tiveram contato com indivíduos com suspeita de Covid-19 deverão ser monitoradas.

Distanciamento

O documento aborda questões como distanciamento; necessidade do uso de máscaras para crianças a partir de 3 anos; troca de máscara a cada três horas; verificação da temperatura; e organização na entrada e nos horários das refeições para evitar aglomerações.

Além disso, as creches devem oferecer produtos de higienização em todos os ambientes. Os brinquedos não poderão ser compartilhados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?