Decreto libera atrações da Chapada dos Veadeiros para turistas

A prefeitura de Alto Paraíso (GO) autorizou o funcionamento das atividades econômicas e não econômicas no município. São Jorge também abre

atualizado 03/08/2020 23:37

Cachoeira AlmécegasIgo Estrela/Metrópoles

Fechada desde março para frear a contaminação do novo coronavírus na região, a parte da Chapada dos Veadeiros que fica no município de Alto Paraíso (GO), está autorizada a reabrir. O prefeito Martinho Mendes da Silva assinou decreto que libera atividades econômicas e não econômicas na região. Como a Vila de São Jorge faz parte do município – e pertence igualmente à Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do DF (Ride) –, a regra também vale para as atrações do local.

A decisão da prefeitura foi assinada em 29 de julho e divulgada nesta segunda-feira (3/8). A partir de agora, os atrativos turísticos poderão pleitear autorização de funcionamento, que ficará condicionada ao atendimento das exigências para controle da pandemia.

Entre os documentos exigidos estão a entrega de um Plano de Gestão do Atrativo Turístico e atendimento a protocolos estipulados pela Secretaria Estadual de Saúde, entre outros.

Os meios de hospedagem como hoteis, pousadas, apartamentos e casas também podem pedir autorização. Para a emissão do documento, os interessados em obter autorização terão que assinar um Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta (TCAC).

O não cumprimento das obrigações previstas no TCAC acarretará a suspensão imediata do funcionamento do atrativo turístico. As regras de higienização, disponibilização de álcool em gel e liberação de atrativos dentro dos hoteis devem ser seguidas à risca.

A liberação ocorre quatro meses após o fechamento oficial da Chapada. A decisão veio devido ao baixo número de contaminados com a doença na região. De acordo com boletim informativo, a Chapada dos Veadeiros tem 86 casos confirmados da Covid-19, sendo 82 curados. Quatro pessoas permanecem em isolamento e 12 monitoradas.

0
Decreto

O Decreto, assinado pela prefeitura de Alto Paraíso (GO) vale também para São Jorge. Cavalcante e São João da Aliança têm prefeitura própria, então teriam que emitir decreto com a liberação.

É na Vila de São Jorge que está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, conhecido por atrativos como Corredeiras, Carioquinhas, Carrossel, Seriema, Sete Quedas, Saltos do Garimpão e de 120 metros.

Confira a íntegra do decreto:

Decreto Pandemia Alto Paraíso by Metropoles on Scribd

Últimas notícias