Após acidente com ônibus de cantora, trânsito na BR-040 é liberado

A pista ficou quase 20 horas bloqueada de sábado (22/12) para domingo (23) devido ao risco de explosão. Vazou combustível do caminhão

Hugo Barreto/MetrópolesHugo Barreto/Metrópoles

atualizado 23/12/2018 8:35

Principal via que dá acesso a estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro, a BR-040 está com o trânsito liberado. Nesse sábado (22/12), a pista precisou ser interditada nos dois sentidos após um grave acidente, ocorrido às 9h, que deixou um morto e 12 feridos. A estrada foi totalmente desbloqueada às 3h55 deste domingo (23), segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O acidente envolveu dois ônibus — sendo um da cantora sertaneja Yasmin Santos — e um caminhão-tanque carregado de combustível. A artista não estava no veículo. Como houve vazamento de etanol e havia risco de explosão, a via ficou totalmente fechada por quase 20 horas.

 

 

A rodovia foi liberada pelos Bombeiros após o trabalho de remediação do vazamento e transbordo da carga. A banda de Yasmin Santos voltava de Brasília quando ocorreu o desastre. Destaque no sertanejo, a artista, de apenas 20 anos, se apresentou na sexta (21) na Shed Western Bar, casa noturna da capital federal, localizada no Setor de Clubes Sul.

Pelo Twitter, Yasmin Santos se manifestou sobre o acidente: “Que aperto no coração”. De acordo com informações da PRF, no ônibus da cantora, havia 18 pessoas. O motorista, identificado como Sérgio, de 41 anos, morreu.

Um dos passageiros precisou ser retirado das ferragens. Foram deslocadas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros do DF. Funcionários da concessionária também ajudaram no trabalho de socorro às vítimas.

A PRF confirmou que o outro ônibus envolvido no acidente é de propriedade do Exército e era ocupado por 10 militares no momento da colisão. Nenhum deles se feriu, segundo a corporação. Uma das vítimas mais graves, o homem que transportava o caminhão carregado de combustível foi levado de helicóptero dos Bombeiros para o Instituto Hospital de Base, em Brasília.

Dinâmica do acidente
Testemunhas disseram que o motorista do caminhão-tanque trafegava no sentido Cristalina-Distrito Federal. Ele teria perdido o controle do veículo e atingido a traseira do ônibus do Exército. Momento no qual tentou desviar e bateu de frente com o coletivo onde estava a equipe da cantora sertaneja. Os dois veículos saíram da pista e caíram no acostamento do sentido contrário.

O corpo do condutor do ônibus da equipe de Yasmin Santos foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Luziânia (GO). Em função do acidente, os motoristas tiveram de enfrentar congestionamento de até 8 km nesse sábado (22) e também fazer um desvio pelas GO-010 ou GO-436, com 13 km a mais.