Em votação on-line inédita, UnB começa a eleger nova Reitoria nesta terça

Quatro chapas disputam os votos de 52.077 alunos, professores e técnicos da Universidade de Brasília. Votação termina na quarta-feira

atualizado 25/08/2020 16:38

UnBRafaela Felicciano/Metrópoles

Começa nesta terça-feira (25/8) a primeira eleição 100% digital da história da Universidade de Brasília (UnB). Segundo a Comissão Organizadora da Consulta para a escolha dos próximos reitor e vice-reitor da instituição, 52.077 alunos, professores e técnicos poderão votar.

A eleição terá início às 6h desta terça-feira e segue até as 22h de quarta-feira (26/8). Caso seja necessário, o 2º turno do pleito será realizado nos dias 8 e 9 de setembro. A UnB adotou o modelo digital de votação para evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus.

Quatro chapas disputam o comando da UnB. Vírgilo Arraes disputa a reitoria pela chapa Unifica a UnB. Fátima Sousa concorre pela Tempo de Florescer. Pela reeleição, Márcia Abrahão se candidata pela Somar. E Jaime Santana compete pela UnB Pode Muito Mais.

Quem for eleito será responsável pela administração da Universidade de Brasília pelo quadriênio 2020/2024. A eleição será feita pelo sistema Helios. O passo a passo de como votar está no link.

Perfil dos candidatos

Virgílio Caixeta Arraes é graduado, mestre e doutor em história pela UnB e pós-doutor em história pela Université de Montréal (Canadá). Sua produção tem ênfase nos Estados Unidos.

Ocupou o posto de presidente da Associação dos Docentes da UnB (ADUnb) entre 2016 e 2018, sendo vice-presidente da instituição no biênio anterior.

0

Jaime Martins de Santana é diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UnB. É biólogo com mestrado em biologia molecular pela Universidade de Brasília e doutorado em patologia molecular pela UnB e Universidade de Poitiers-França.

Martins prestou serviço gratuitamente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em dois projetos. Participou do grupo de trabalho para análise e classificação dos cursos de pós-graduação e na internacionalização de parcerias.

0

Fátima Sousa é professora associada do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde (DSC/FS) e atua na pós-graduação em Saúde Coletiva e Ciências da Saúde. Pelo PSol, disputou o Governo do Distrito Federal (GDF) na eleição de 2018. Teve 65.648 votos.

Foi diretora da FS de 2014 a 2018. Implantou e coordenou o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva e participou da criação do campus da UnB em Ceilândia.

 

0

Márcia Abrahão Moura é a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da Universidade de Brasília. Coordenou o Reuni, programa de reestruturação das universidades federais. No período, foram criados 36 cursos de graduação na UnB, muitos deles noturnos.

Atualmente, Márcia coordena a retomada das aulas na UnB, no modelo remoto. Durante sua gestão, a universidade puniu com expulsão, anulação de créditos e cassação de diplomas 25 estudantes acusados de fraudar o sistema de cotas raciais.

0

 

Últimas notícias