metropoles.com

Em duas semanas, DF vacina mais de 20 mil crianças contra a dengue

Campanha de vacinação contra a dengue teve início em 9 de fevereiro. Atualmente, apenas crianças de 10 e 11 anos podem receber o imunizante

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Vacinação dengue UBS Asa 6
1 de 1 Vacinação dengue UBS Asa 6 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Distrito Federal aplicou 20.849 doses de vacina contra a dengue entre 9 de fevereiro sexta-feira e esta quinta-feira (22/2). Em quase duas semanas de campanha, ainda há 50.859 das 71.708 doses que foram recebidas pela capital federal.

Os dados são da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), disponibilizados nesta quinta. O público-alvo dessa etapa da campanha de vacinação contra a dengue é composto por crianças de 10 e 11 anos.

A região com a maior quantidade de crianças vacinadas é a Sudoeste, que abrange Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires. Nessa área, 4.126 doses foram aplicadas.

Pelo menos 54.351 das 75,2 mil crianças de 10 e 11 anos ainda não foram vacinadas contra a doença. Neste primeiro momento, todas as vacinas recebidas pelo DF serão aplicadas como primeira dose. Daqui a 90 dias, quem recebeu a primeira aplicação deverá tomar a dose de reforço.

Dengue: com 75 mil crianças de 10 a 11 anos, DF recebeu 71 mil vacinas

0

 

Contraindicações

Se a criança tiver sido diagnosticada com dengue, deverá esperar seis meses para tomar a primeira dose. Caso haja contaminação após a primeira aplicação, deve-se manter a data prevista para a segunda, desde que haja intervalo de 30 dias entre a infecção e a dose de reforço.

A vacina é contraindicada para pacientes com imunodeficiência congênita ou adquirida – incluindo aqueles em terapias imunossupressoras –, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula.

A vacina aplicada na rede pública de todo o país é a Qdenga, produzida pela farmacêutica Takeda. Durante os ensaios clínicos, o imunizante conseguiu reduzir em 90% as hospitalizações entre os vacinados. O imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo de tempo de 3 meses.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?