metropoles.com

Cinco capitais e DF já iniciaram vacinação contra a dengue

Ao todo, oito capitais e o Distrito Federal receberam o primeiro lote das vacinas contra a dengue. Público-alvo são crianças de 10 a 11 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Vacinação dengue UBS Asa 8
1 de 1 Vacinação dengue UBS Asa 8 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Desde a última semana, cinco capitais e o Distrito Federal deram início à vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS), após a disparada de casos da doença no país. O Ministério da Saúde distribuiu o primeiro lote de doses da Qdenga, fabricada pelo laboratório Takeda, para 315 municípios de dez unidades da federação.

Ao todo, oito capitais e o Distrito Federal foram contemplados pela primeira leva do imunizante. Cinco delas, além da capital federal, já começaram a aplicar as doses. São elas: Goiânia (GO), Salvador (BA), Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e São Luís (MA).

João Pessoa, na Paraíba, e Natal, no Rio Grande do Norte, começarão a aplicação do imunizante na próxima segunda-feira (19/2). As cidades receberam, respectivamente, 21.938 e 18.806 doses.

Já em Manaus, no Amazonas, a prefeitura dará início à vacinação na próxima quinta-feira (22/2). A capital amazonense recebeu 65.037 doses.

Em São Paulo, 11 municípios foram contemplados com a vacina contra a dengue, mas a capital paulista ficou de fora. A imunização nas cidades aptas começa na próxima semana.

Confira a quantidade de doses e a lista dos 315 municípios contemplados.

Público-alvo

Neste primeiro momento, o público-alvo da vacinação é de crianças entre 10 e 11 anos. A faixa etária irá avançar progressivamente, até alcançar o grupo de 10 a 14 anos, assim que os novos lotes forem entregues.

Inicialmente, o Ministério da Saúde recebeu 712 mil doses, que foram distribuídas aos 315 municípios. O quantitativo atende a 60% das cidades que serão contempladas pela vacina — um total de 521. Com a chegada das novas remessas, ainda sem previsão, a aplicação do imunizante será ampliada.

O Ministério da Saúde adquiriu, para o ano de 2024, 6,5 milhões de doses da vacina fabricada pela Takeda. A pasta estima que o montante poderá vacinar 3,2 milhões de pessoas.

O país já registrou mais de 555 mil casos prováveis e 94 óbitos por dengue em 2024. Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás e Espírito Santo são as unidades da federação com maior incidência da doença.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?