metropoles.com

DF e GO são os primeiros a receberem as vacinas contra a dengue

Crianças de 10 a 11 anos serão as primeiras a receberem as doses do imunizante, segundo o Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES
Vidro de vacina da dengue sobre caixa - Metrópoles
1 de 1 Vidro de vacina da dengue sobre caixa - Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES

Distrito Federal e Goiás foram as primeiras unidades da federação a receber as doses da vacina contra a dengue, distribuídas pelo Ministério da Saúde. A expectativa do governo federal é vacinar, aproximadamente, 3,2 milhões de pessoas em 2024.

A imunização será iniciada pelas crianças de 10 e 11 anos e irá avançar a faixa etária assim que novos lotes forem entregues pela farmacêutica japonesa Takeda Pharma. O público-alvo foi definido com base no índice de hospitalização por dengue.

O primeiro lote da vacina, com 712 mil doses, será destinado para o Distrito Federal, Goiás, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão. O imunizante será aplicado, inicialmente, em 315 municípios.

A vacina Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda Pharma, foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Ministério da Saúde.

A previsão da pasta de Nísia Trindade é que todos os 521 municípios selecionados, devido ao alto número de casos de dengue, recebam as doses para a vacinação da faixa etária de 10 a 11 anos até a primeira quinzena de março.

O Ministério da Saúde reforça que a vacinação não terá efeito imediato e destaca a necessidade de adoção de medidas para a eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Uma das medidas individuais para prevenção da doença é a limpeza das vasilhas de água dos animais, o armazenamento de pneus e garrafas em locais cobertos e limpeza das caixas d’água.

0

Entrega de doses

O Distrito Federal recebeu 71.708 mil doses de vacina contra a dengue. O imunizante começará a ser aplicado nesta sexta-feira (9/2) nas nas unidades básicas de saúde (UBSs).

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás recebeu parte das 72.818 doses da vacina contra a dengue na tarde desta quinta-feira. A distribuição do imunizante será definida nesta sexta-feira (9/2) em reunião com os secretários de saúde dos municípios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?