metropoles.com

Em 2023, mortes por mal súbito no DF aumentaram mais de 178%

Mortes desse tipo são registradas como óbitos súbitos de origem cardíaca. Em todo 2022, DF contabilizou 14 casos; neste ano, 39

atualizado

Compartilhar notícia

Canva
Imagem colorida: homem com as duas mãos sobre o peito - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: homem com as duas mãos sobre o peito - Metrópoles - Foto: Canva

Em 2023, até essa segunda-feira (30/10), o Distrito Federal registrou 39 casos de mortes por mal súbito — 178,5% a mais do que as notificadas ao longo do ano passado. Na Secretaria de Saúde (SES-DF), ocorrências do tipo são registradas como “óbitos súbitos de origem cardíaca”.

Em todo 2022, a pasta notificou 14 casos, contra sete em 2021 e 15 no ano anterior. Os dados constam no Portal InfoSaúde.

0

A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) define o mal súbito como “morte instantânea, inesperada, repentina e não acidental”, na maioria das vezes, de origem cardíaca.

Ainda de acordo com a Sobrac, qualquer pessoa está sujeita a passar por um. Geralmente, o ocorrido fenômeno está associado a dois tipos de miocardiopatia:

  • Hipertrófica: quando há aumento no tamanho do músculo cardíaco, o que causa arritmia; e
  • Displasia arritmogênica do ventrículo direito: quando as células do músculo cardíaco morrem e são substituídas por células gordurosas, sem relação com a alimentação.

Adolescente tem mal súbito em jogo de futebol e morre no Lago Norte

Ainda segundo a sociedade, um mal súbito pode ser reversível na maioria das vezes, desde que o atendimento ocorra rapidamente, com um choque elétrico aplicado no tórax — procedimento conhecido como desfibrilação ou por meio de massagens manuais de ressuscitação.

A Sobrac destaca que a morte por mal súbito não é inevitável. Porém, poucas tentativas de ressuscitação são bem-sucedidas após 10 minutos, pois, a partir de três, o cérebro começa a sofrer danos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações