
Eleições 2026: TRE começa convocação de mesários no DF
Cerca de 28 mil mesários serão convocados para atuar em 600 locais de votação no Distrito Federal

Os cidadãos que se voluntariaram para atuar como mesários nas Eleições de 2026 começaram a ser convocados pela Justiça Eleitoral do Distrito Federal. As nomeações ocorrerão até o dia 5 de agosto.
Cerca de 28 mil mesários serão convocados para atuar em 600 locais de votação no Distrito Federal. Os mesários ajudam organizar o local de votação e orientar o eleitor no momento da identificação e encaminhamento às cabines, garantindo um processo ágil e seguro durante o pleito.
Quem for convocado e não puder comparecer, deve apresentar justificativa ao Tribunal Regional Eleitoral do DF dentro de 30 dias.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todasJá aqueles que atuarem como mesários recebem:
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF- Auxílio-alimentação de R$ 65,00 por turno trabalhado;
- Dois dias de folga para cada dia trabalhado e para a participação no treinamento;
- Possibilidade de utilização das horas trabalhadas como critério de desempate em concursos públicos, quando previsto em edital;
- Aproveitamento da atividade como horas complementares em cursos de graduação, conforme regras da instituição de ensino;
A convocação é formalizada por meio da Carta de Convocação, documento que informa:
- Data e horário do treinamento;
- Local de trabalho;
- Função a ser desempenhada;
- Datas de atuação no primeiro turno e em eventual segundo turno;
- Benefícios para os mesários;
Cuidado com golpes
A Justiça Eleitoral não solicita dados adicionais via e-mail ou WhatsApp, nem pede pagamento de qualquer taxa. Na dúvida, procure um cartório eleitoral ou acesse o site do TRE-DF.



