metropoles.com

Vera Lúcia vai ao TSE para participar de debate presidencial no SBT

Corte rejeitou o pedido da candidata do PSTU. Debate está marcado para este sábado (24/9), às 18h15, no horário de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Romerito Pontes/Divulgação
Vera Lúcia, do PSTU
1 de 1 Vera Lúcia, do PSTU - Foto: Romerito Pontes/Divulgação

A candidata à presidência da República pelo PSTU, Vera Lúcia, foi ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar participar do debate do SBT, marcado para este sábado (24/9), às 18h15. A postulante ao Palácio da Alvorada afirmou, na ação, que não foi convidada, sendo que os outros sete concorrentes ao cargo foram.

O TSE rejeitou o pedido de Vera Lúcia. A Corte entendeu que o SBT não era obrigado a convocá-la, já que ela não atende ao requisito de ter, no mínimo, cinco parlamentares do partido no Congresso Nacional.

“Como se sabe, o art. 46 da Lei nº 9.504/97 é claro ao estabelecer, no que concerne aos debates eleitorais realizados por emissoras de rádio e de televisão, que candidatos de partidos políticos que possuam no mínimo 5 parlamentares no Congresso Nacional possuem participação garantida, sendo meramente facultativo o convite a concorrentes que não atendam esse requisito de representatividade”, escreveu a Ministra Maria Claudia Bucchianer na decisão.

A magistrada também rejeitou a denúncia de Vera Lúcia de que os outros candidatos estariam tendo tratamento privilegiado pela emissora.

O debate

O debate é uma parceria entre o SBT e um pool de veículos formado por Estadão/Rádio Eldorado, CNN, Terra, Veja e Rádio Nova Brasil. Os participantes são definidos com base no número mínimo de deputados federais (cinco) eleitos pelos partidos.

Veja os candidatos convidados:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?