Metrópoles/Ideia para o Senado no DF: Flávia Arruda tem 29,9%; Damares,16%; e Rosilene, 5,8%

Elcimara (PSTU), Pedro Ivo (Rede) e Carlos Divino (PSD) contabilizaram 1,7%, 1,2% e 0,7% das intenções de voto, respectivamente

atualizado 19/08/2022 19:02

Parte externa Senado Federal - Metrópoles Rafaela Felicciano/Metrópoles

Flávia Arruda (PL) segue como a candidata ao Senado que lidera as intenções de voto para ocupar a vaga destinada ao Distrito Federal, de acordo com a pesquisa Metrópoles/Ideia divulgada nesta sexta-feira (19/8). O levantamento mostra que a postulante teria 29,9% dos votos se as eleições fossem realizadas hoje. O número é 6,7 pontos percentuais maior do que o aferido na última consulta.

Ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos) foi citada por 16% dos eleitores na pesquisa estimulada. Atrás dela, está Rosilene Corrêa (PT), que reúne 5,8% da preferência dos ouvidos.

No levantamento anterior, realizado em julho deste ano, Flávia aparecia também em primeiro, mas com 23,2% das intenções. Damares tinha 14%, e Paulo Octávio (PSD) aparecia em terceiro — o empresário, porém, optou por se candidatar ao Governo do Distrito Federal.

Elcimara (PSTU), Pedro Ivo (Rede) e Carlos Divino (PSD) contabilizaram 1,7%, 1,2% e 0,7% das intenções de voto, respectivamente.

Em contrapartida, 36,2% responderam que não sabem em quem votar para o Senado. E 8,7% afirmaram que vão votar branco ou nulo.

Esse é o resultado da pesquisa estimulada, na qual são apresentados os nomes dos postulantes ao Senado aos entrevistados.

Veja o resultado da pesquisa estimulada Metrópoles/Ideia para o Senado:

Espontânea

O levantamento Metrópoles/Ideia também fez a sondagem das intenções de voto de forma espontânea, ou seja, quando as opções não são previamente apresentadas aos entrevistados.

Nesse cenário, Flávia Arruda aparece com 8,7% das intenções de voto. Damares segue em segundo lugar, com 4,5%.

Em seguida, o mais citado foi o atual senador José Antônio Reguffe (União Brasil), apesar de não estar na disputa este ano. Paulo Octávio foi citado por 2% dos entrevistados, mesmo sendo candidato ao GDF.

Rosilene Corrêa e Cristovam Buarque (PDT) tiveram 1,5% das intenções de voto — lembrando que Cristovam não é candidato nas eleições de 2022.

A pesquisa mostra outros nomes lembrados pelos entrevistados, mas todos pontuaram com menos de 1%.

Confira o resultado da pesquisa espontânea Metrópoles/Ideia para o Senado:

 

 

Pesquisa

A pesquisa Metrópoles/Ideia, contratada pelo Metrópoles e realizada pelo Instituto Ideia, ouviu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais, entre a última sexta-feira (13/8) e essa quinta-feira (18/8).

Utilizou-se a metodologia de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.

A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob o número DF-05504/2022.

Mais lidas
Últimas notícias