metropoles.com

Metrópoles/Ideia para o Senado no DF: Flávia Arruda tem 29,9%; Damares,16%; e Rosilene, 5,8%

Elcimara (PSTU), Pedro Ivo (Rede) e Carlos Divino (PSD) contabilizaram 1,7%, 1,2% e 0,7% das intenções de voto, respectivamente

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Parte externa Senado Federal - Metrópoles
1 de 1 Parte externa Senado Federal - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Flávia Arruda (PL) segue como a candidata ao Senado que lidera as intenções de voto para ocupar a vaga destinada ao Distrito Federal, de acordo com a pesquisa Metrópoles/Ideia divulgada nesta sexta-feira (19/8). O levantamento mostra que a postulante teria 29,9% dos votos se as eleições fossem realizadas hoje. O número é 6,7 pontos percentuais maior do que o aferido na última consulta.

Ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos) foi citada por 16% dos eleitores na pesquisa estimulada. Atrás dela, está Rosilene Corrêa (PT), que reúne 5,8% da preferência dos ouvidos.

No levantamento anterior, realizado em julho deste ano, Flávia aparecia também em primeiro, mas com 23,2% das intenções. Damares tinha 14%, e Paulo Octávio (PSD) aparecia em terceiro — o empresário, porém, optou por se candidatar ao Governo do Distrito Federal.

Elcimara (PSTU), Pedro Ivo (Rede) e Carlos Divino (PSD) contabilizaram 1,7%, 1,2% e 0,7% das intenções de voto, respectivamente.

Em contrapartida, 36,2% responderam que não sabem em quem votar para o Senado. E 8,7% afirmaram que vão votar branco ou nulo.

Esse é o resultado da pesquisa estimulada, na qual são apresentados os nomes dos postulantes ao Senado aos entrevistados.

Veja o resultado da pesquisa estimulada Metrópoles/Ideia para o Senado:

Espontânea

O levantamento Metrópoles/Ideia também fez a sondagem das intenções de voto de forma espontânea, ou seja, quando as opções não são previamente apresentadas aos entrevistados.

Nesse cenário, Flávia Arruda aparece com 8,7% das intenções de voto. Damares segue em segundo lugar, com 4,5%.

Em seguida, o mais citado foi o atual senador José Antônio Reguffe (União Brasil), apesar de não estar na disputa este ano. Paulo Octávio foi citado por 2% dos entrevistados, mesmo sendo candidato ao GDF.

Rosilene Corrêa e Cristovam Buarque (PDT) tiveram 1,5% das intenções de voto — lembrando que Cristovam não é candidato nas eleições de 2022.

A pesquisa mostra outros nomes lembrados pelos entrevistados, mas todos pontuaram com menos de 1%.

Confira o resultado da pesquisa espontânea Metrópoles/Ideia para o Senado:

 

 

Pesquisa

A pesquisa Metrópoles/Ideia, contratada pelo Metrópoles e realizada pelo Instituto Ideia, ouviu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais, entre a última sexta-feira (13/8) e essa quinta-feira (18/8).

Utilizou-se a metodologia de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.

A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob o número DF-05504/2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações