metropoles.com

Foi convocado para ser mesário nas eleições do DF? Saiba o que fazer

TRE-DF convocou 35 mil cidadãos para atuar nas eleições. Quem ainda não recebeu e-mail ou SMS, deve checar spam ou em cartório eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Tânia Rêgo/ Agência Brasil
sentada à mesa, mesária auxilia eleitores
1 de 1 sentada à mesa, mesária auxilia eleitores - Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) vai convocar 35 mil pessoas para atuarem como mesários nas próximas eleições.

De acordo com a Corte, alguns mesários ainda estão recebendo as comunicações dessas convocações e 90% deles serão voluntários.

“A sistemática envolve o encaminhamento tanto de e-mail quanto de mensagem via aplicativo (celular). Quem mudou o e-mail ou outro canal de comunicação ou mesmo mudou de endereço deve verificar com o cartório se foi convocado. Quem não mudou de e-mail deve verificar na caixa de entrada ou de spam se houve alguma comunicação encaminhada pela Justiça Eleitoral”, explica a assessoria de comunicação do órgão.

O TRE-DF informa que os mesários terão prazo máximo de cinco dias, a contar do recebimento da convocação, para alegar as razões de seu impedimento de presença.

Todos os mesários são convocados e nomeados para trabalhar nos dois turnos, se houver. Para saber se foi convocado ou para obter a lista dos convocados, faça contato com o cartório eleitoral onde seu título está inscrito. Há uma gratificação de R$ 35 para auxiliar no custeio da alimentação para cada dia de trabalho.

Quem não comparecer à convocação pode ter de pagar uma multa de até 50% de um salário mínimo. Se o ausente for servidor público, a pena será de suspensão de até 15 dias. No caso de a sessão deixar de funcionar pelo não comparecimento do mesário, as penalidades previstas poderão ser aplicadas em dobro.

Vale frisar que a Justiça Eleitoral não pede dados de mesários, documentos ou número de contas bancárias, senhas e nem solicita que qualquer pessoa informe códigos encaminhados por mensagem para o celular.

“Todos os convocados são obrigados a comparecer a todas as atividades para as quais forem chamados, sob pena de responderem processos no âmbito das Zonas Eleitorais”.

A cada convocação da Justiça Eleitoral para ocupar o cargo de mesário, a lei garante ao cidadão dois dias de folga do trabalho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações