Metrópoles/Ideia: confira as intenções de voto para deputado distrital

Ao todo, são 591 nomes que disputam as 24 cadeiras da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)

atualizado 20/08/2022 13:05

Plenário da CLDF visto de cimaGustavo Moreno/ Especial Metrópoles

A pesquisa Metrópoles/Ideia divulgada neste sábado (20/8) mostra as intenções de voto dos eleitores do Distrito Federal para o cargo de deputado distrital. São 24 vagas disponíveis.

O levantamento realizado foi o espontâneo, ou seja, os entrevistados responderam em quem votariam sem a oferta de opções de nomes. Ao todo, são 591 candidaturas à Câmara Legislativa (CLDF).

A consulta revela que o percentual de indecisos ainda é grande, embora seja o menor registrado até o momento. Em 23 de julho, 68,7% do eleitorado não sabia em quem votar. No levantamento anterior, divulgado no dia 24 de junho, os indecisos somavam 66,8%. Agora, o índice caiu para 66%.

Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022

Os nomes mais citados, com 0,8% de intenção de voto, foram de Erika Kokay (PT), Delegado Fernando Fernandes (Pros), Milena Câmara (PP), Fabiano, Professor Israel (PSB), Rogério Morro da Cruz (PMN), Rogério Rosso (PP) e Martins Machado (Republicanos).

Apesar disso, alguns desses nomes não irão concorrer à CLDF, mas à Câmara Federal, como é o caso de Kokay, Israel e Rosso.

Fabiano, nesse cenário, não teve especificação dos eleitores se seria Fabiano Libras (Republicanos), que concorre a deputado federal, ou Fabiano Trompetista (PT), que disputa a uma vaga de distrital.

Confira:

No total, 9,2% dos eleitores disseram que vão votar branco ou nulo. E 0,3% afirmou que optaria por outro nome.

Pesquisa

A pesquisa Metrópoles/Ideia, contratada pelo Metrópoles e realizada pelo Instituto Ideia, ouviu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais, entre sexta-feira (13/8) e quinta-feira (18/8).

Utilizou-se a metodologia de levantamento quantitativo, com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.

A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.

A sondagem foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob o número DF-05504/2022.

Mais lidas
Últimas notícias