metropoles.com

Flávia tem 30% das intenções de voto para o Senado. Damares soma 18%, segundo pesquisa Metrópoles/Ideia

Flávia Arruda lidera a pesquisa de intenção de voto estimulada e espontânea. Há apenas uma vaga no Senado Federal em disputa nestas eleições

atualizado

Compartilhar notícia

A candidata Flávia Arruda (PL) lidera as intenções de voto para a única vaga ao Senado do Distrito Federal nestas eleições, de acordo com a pesquisa Metrópoles/Ideia. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (19/9), aponta que 30% dos eleitores votariam em Flávia se as eleições fossem hoje.

Damares Alves (Republicanos) está em 2º lugar, com 18% das intenções de voto. Logo atrás, vem Rosilene Corrêa (PT), candidata preferida de 9,4% dos eleitores brasilienses.

Joe Valle (PDT) soma 2,1%, enquanto Pedro Ivo Mandato Coletivo (Rede) foi escolhido por 1,3% do eleitorado. Elcimara (PSTU) aparece na pesquisa com 1%.

Expedito Mendonça (PCO) tem 0,4% das intenções de voto. Marcelo Hipólito (PTB) e Tenente Coronel Souza Júnior (DC) pontaram, cada um, 0,3%. Hélio José (Solidariedade) foi indicado por 0,2% dos eleitores, enquanto Carlos Rodrigues (PSD) é o preferido de 0,1%.

Conheça os candidatos ao Senado pelo DF:

0

Essa pesquisa é estimulada, modelo em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados durante o levantamento. No total, 29% do eleitorado afirmou não saber em quem vai votar para o Senado e 8% disseram que votarão branco ou nulo.

Confira a pesquisa estimulada Metrópoles/Ideia para senador ou senadora do DF:

Histórico

Flávia manteve o mesmo desempenho aferido na pesquisa Metrópoles/Ideia anterior, divulgada em 19 de agosto. À época, a candidata tinha 29,9% das intenções de voto.

Já Damares, subiu dois pontos percentuais: saiu de 16% para 18%. Rosilene Corrêa também cresceu, na comparação entre o levantamento anterior e o divulgado nesta segunda-feira. A petista tinha 5,8% da preferência do eleitorado antes, e agora soma 9,4%.

Espontânea

O levantamento Metrópoles/Ideia também aferiu o desempenho dos candidatos de forma espontânea, quando os eleitores não são informados sobre os postulantes.

Nesse caso, Flávia Arruda soma 11,1% das intenções de voto. Logo atrás, estão: Damares Alves, com 7,2%, e Rosilene Corrêa, escolhida por 3,3% do eleitorado.

A candidata Yara Prado (PSDB) não teve o nome avaliado na pesquisa porque o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) indeferiu o registro de candidatura. Ela aguarda recurso.

Confira a pesquisa espontânea Metrópoles/Ideia para senador ou senadora do DF:

 

Pesquisa

A pesquisa Metrópoles/Ideia ouviu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais, todas com Título de Eleitor, entre os dias 14 e 19 de setembro.

A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.

Utilizou-se a metodologia de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-00056/2022 e DF-03544/2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações