metropoles.com

É verdadeiro que o DF tem mais de 5 médicos para cada 1 mil habitantes

Afirmação publicada nas redes sociais de candidato ao GDF vai de acordo ao registrado por entidades que representam categoria

atualizado

Compartilhar notícia

Gui Prímola/Metrópoles
VF VERDADEIRO-03-compressed
1 de 1 VF VERDADEIRO-03-compressed - Foto: Gui Prímola/Metrópoles

É verdadeira a afirmação de que o Distrito Federal tem mais de 5,5 médicos para cada 1 mil habitantes. A informação foi usada pelo candidato à reeleição ao Governo do DF (GDF), Ibaneis Rocha (MDB), no Twitter, onde soma mais de 32,1 mil seguidores.

Na publicação, no último dia 15, Ibaneis afirmou que “Brasília é uma das capitais mais bem classificadas na contratação de médicos. Nós temos 5,5 médicos para cada mil habitantes”.

Como verificamos

O estudo Demografia Médica no Brasil, feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), projetou que o Distrito Federal teria 5,54 médicos para 1 mil habitantes em 2020. A projeção considerou uma população de 2.974.360 habitantes e 16.483 médicos. Consulte o documento aqui.

Para buscar um número mais atualizado, o Metrópoles acessou a página do Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF). O número mais recente, de 2022, mostra que 17.697 médicos estão ativos na região.

Depois, a equipe do V ou F consultou a última atualização do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF, antiga Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), para saber a atual população brasiliense. Segundo os dados, são 3.010.881 moradores.

Considerando os números, o DF conta com uma média de 5,87 médicos para cada 1 mil pessoas. O cálculo da relação foi confirmado pelo professor de matemática da Universidade de Brasília (UnB) Igor Lima.

Sendo assim, a afirmação do atual governador e candidato à reeleição é considerada verdadeira, pois condiz com o apresentado por dados oficiais.

Por que checamos?

V ou F é um programa de checagem do Metrópoles em parceria com o Google e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que visa verificar publicações com potencial de viralização e que tenham relação com as eleições de 2022 no Distrito Federal.

Metrópoles cria núcleo de combate à desinformação nas eleições do DF

Para verificar os conteúdos, a equipe consulta especialistas, fontes oficiais sobre o assunto, documentos e dados públicos. A intenção é encontrar informações que confirmem ou não a informação que está sendo compartilhada.

Quando o assunto é desinformação e fake news, as postagens podem ser, além de verdadeiras ou falsas, enganosas ou sátiras. As sátiras não têm a intenção de causar mal, mas têm grande potencial para enganar.

Já as publicações enganosas têm conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações. Também usam dados imprecisos ou que induzam a uma interpretação diferente da intenção de seu autor. Além disso, confundem, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Quem se deparar com algum conteúdo duvidoso e achar que ele precisa de verificação pode encaminhar o material para o WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?