Celina Leão é a preferida para vice do DF, com apoio de 28,1% dos eleitores, diz pesquisa Metrópoles/Ideia

O levantamento mostra que Celina está bem à frente da 2ª colocada, a deputada federal Paula Belmonte, escolhida por 8,9% do eleitorado

atualizado 19/07/2022 11:52

Fotografia colorida de homem de óculos ao lado de mulher com vestido amarelo e preto Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

A deputada federal Celina Leão (PP) é a pré-candidata a vice-governadora preferida dos eleitores do Distrito Federal, com 28,1% do apoio do eleitorado, segundo a pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada nesta terça-feira (19/7).

Celina é a vice da chapa em que o governador Ibaneis Rocha (MDB) tentará a reeleição. O anúncio da composição de Ibaneis e Celina foi feito na semana passada.

A pesquisa estimulada mostra a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) atrás de Celina, com 8,9% das intenções de voto. Ela é pré-candidata ao Senado, mas chegou a avaliar a possibilidade de se candidatar a vice-governadora em eventual chapa de Reguffe (União Brasil).

Ana Prestes (PCdoB), que chegou a ser cogitada como candidata a vice em chapa liderada por Leandro Grass (PV), reúne 3,3% da preferência do eleitorado. A vice escolhida para o grupo de Grass foi Olgamir Amancia, que não foi testada na pesquisa.

O atual vice-governador do DF, Paco Britto (Avante), foi escolhido como a melhor opção a vice-governador por 3% dos eleitores.

O percentual de indecisos quando a pergunta se refere ao apoio a candidatos a vice-governador do DF é de 36,3%. E 21% do eleitorado brasiliense disse que não apoia ninguém para vice-governador.

Confira o resultado da pesquisa Metrópoles/Ideia para vice-governador do DF:

Intenção de voto para governador

O governador Ibaneis Rocha (MDB) continua como líder das intenções de voto para o Governo do Distrito Federal. Segundo a pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada nessa segunda-feira (18/7), 29,1% dos eleitores do DF disseram que votariam em Ibaneis se as eleições fossem hoje.

Com 22,2% da preferência, o ex-governador José Roberto Arruda (PL) está sete pontos atrás de Ibaneis. Arruda tem costurado possível candidatura ao GDF após obter liminar que suspendeu duas condenações por improbidade administrativa no âmbito da Operação Caixa de Pandora.

A candidatura de Arruda, no entanto, depende de decisão a ser proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 3 de agosto, quando os ministros decidirão sobre a repercussão geral da retroatividade da Lei de Improbidade.

Levantamentos Metrópoles/Ideia

A pesquisa Metrópoles/Ideia ouviu 1.200 pessoas entre a última quarta-feira (13/7) e domingo (17/7). A metodologia utilizada é a de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, através de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.

A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob os números DF-02959/2022 e BR-03793/2022.

Mais lidas
Últimas notícias