PSB-DF tende a manter neutralidade na disputa presidencial

Executiva regional deve se reunir na quarta-feira (10/10) para bater o martelo e não apoiar nem Haddad nem Bolsonaro ao Planalto

Igo Estrela/MetrópolesIgo Estrela/Metrópoles

atualizado 09/10/2018 21:21

O diretório regional do PSB no Distrito Federal deve se reunir nesta quarta-feira (10/10) para decidir firmar a posição do partido em relação à disputa presidencial. A tendência é de que opte pela neutralidade, sem apoiar nem Jair Bolsonaro (PSL) nem Fernando Haddad (PT). A Executiva nacional declarou apoio, na terça (9), ao petista, mas liberou o DF e São Paulo para tomar as próprias decisões.

Mais cedo, o candidato à reeleição ao Governo do Distrito Federal (GDF), Rodrigo Rollemberg (PSB), esquivou-se de revelar sua preferência pessoal. “Vamos nos posicionar por uma candidatura que defenda os princípios democráticos e o desenvolvimento social”, afirmou. “Sempre tivemos uma postura muito coerente ao longo de toda nossa trajetória, em defesa dos direitos sociais e fortalecimento da democracia. E eu tenho certeza que esses são princípios que o PSol também tem”, disse.

Na manhã desta terça (9), o PSol disse que só apoiaria Rollemberg se ele se manifestasse contra a candidatura de Bolsonaro. Ao ser questionado sobre o presidenciável, o governador ficou em cima do muro: “Nós não vamos nos posicionar contra ninguém. Vamos nos posicionar a favor de teses”.

Tendência
Segundo relataram fontes que estavam na reunião da Executiva nacional, o governador não quer formalizar apoio a Fernando Haddad, pois perderia votos entre os eleitores de Bolsonaro. Ao mesmo tempo, ele tentará atrair o campo da esquerda contra Ibaneis.

A decisão de neutralidade já anunciada por Marcio França, em São Paulo, seguiu a mesma lógica, na busca pelo apoio de Major Olimpio.

O partido aposta mais na vitória de Márcio França, em São Paulo, e de João Capiberibe, no Amapá. Muitos pessebistas consideram que Rollemberg, no Distrito Federal, e Valadares Filho, em Sergipe, têm menos condições de saírem vitoriosos.

Últimas notícias