metropoles.com

Educadores repudiam troca “política” na regional de ensino de São Sebastião

Servidores públicos publicam nota chamando mudança de “apadrinhamento” e na qual pedem para governo rever decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Cadernos e livros
1 de 1 Cadernos e livros - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Diretores e vice-diretores de escolas públicas do Distrito Federal protestaram contra a troca de comando da Coordenação Regional de Ensino de São Sebastião. Segundo os educadores, a mudança teve motivação política e compromete o ensino dos alunos.

Os docentes enviaram nota de repúdio para o secretário de Educação, Leandro Cruz, e o governador Ibaneis Rocha (MDB). O documento inclusive foi protocolado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Governo do Distrito Federal (GDF).

Na quarta-feira (9/9), o antigo coordenador regional da cidade Luiz Eugênio Barros de Brito foi exonerado do posto. Em seu lugar foi nomeada Luciana Pontes Dias.

Gestão democrática

O movimento surpreendeu os educadores da cidade. Luiz Eugênio havia sido escolhido a partir de uma lista tríplice formulada pelos professores da região e apresentada ao governador no começo da atual gestão.

“Entendemos que essa ação tem viés de apadrinhamento, que desconsidera as construções previamente estabelecidas para a escolha política de nossos representantes locais”, protestaram os educadores.

O texto destaca ainda que a nova coordenadora não tem “vínculos” com a instituição que comandará. Na avaliação dos profissionais de educação, a troca é desnecessária e causa insegurança. Os professores buscam assinaturas para um abaixo-assinado contra a troca.

Veja a nota completa:

Nota de repúdio by Metropoles on Scribd

Contexto

A nova coordenadora da regional teria ligação com o grupo político do deputado distrital Reginaldo Sardinha (Avante). A mudança faz parte das alterações promovidas pelo GDF para acomodar aliados, no momento em que a Câmara Legislativa (CLDF) discute a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, para investigar denúncias na Secretaria de Saúde do DF.

Em função dos riscos da pandemia do novo coronavírus, ainda não há previsão para a volta às aulas presenciais nas escolas públicas do DF.

Outro lado

A Secretaria de Educação e o GDF negam qualquer motivação política para troca no comando da Regional de Ensino de São Sebastião. “A nomeação da coordenadora foi técnica. Ela (Luciana Pontes) é professora efetiva da Secretaria de Educação há cerca de 30 anos, com experiência em gestão”, afirma o texto encaminhado ao Metrópoles.

A reportagem tentou contato com o deputado Reginaldo Sardinha e com a nova coordenadora de Ensino de São Sebastião. Nenhuma das partes se manifestou. O espaço permanece aberto.

Compartilhar notícia