metropoles.com

UnB não adotará mais Sisu como forma de seleção de estudantes

A nota do Enem continuará sendo usada para ingresso na instituição, mas universidade terá edital próprio para selecionar alunos

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Uso de drogas na UnB
1 de 1 Uso de drogas na UnB - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Universidade de Brasília (UnB) anunciou nesta sexta-feira (05/07/2019) que não adotará mais o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de admissão para estudantes da graduação. A mudança começa a valer já a partir do primeiro semestre letivo de 2020.

No entanto, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuará sendo uma das formas para ingressar na universidade. A diferença é que, a partir do próximo ano, a nota obtida na prova será aplicada no processo seletivo próprio da UnB, e não na plataforma do Ministério da Educação (MEC).

Ou seja, os participantes farão o Enem e, depois, deverão se inscrever no edital específico da universidade. O cadastro será gratuito, pois o estudante já terá pago a taxa de participação no Exame Nacional. Assim como no modelo Sisu, serão reservadas 25% das vagas anuais para ingresso no primeiro semestre.

Igor Outeiral/Secom UnB
Veja como ficarão as formas de ingresso na Universidade de Brasília (UnB)
Mudanças

A decisão foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição em 27 de junho. De acordo com nota publicada no site da Secretaria de Comunicação da UnB (Secom), a alteração foi feita porque atualmente há “incompatibilidade entre o calendário acadêmico e o que era estabelecido pelo MEC”.

“Outro problema era o não preenchimento de todas as vagas oferecidas pelo Sisu, sendo necessárias várias chamadas – algo que prejudicava o início do semestre letivo”, diz o texto. A instituição também defende que a evasão escolar entre os estudantes que ingressam na UnB pelo sistema do MEC é maior.

“Após o primeiro ano na universidade, a permanência de calouros do Programa de Avaliação Seriada (PAS) e do vestibular é superior a 90%. No caso do Sisu, esse índice é até 20% mais baixo”.

Outra mudança aprovada é o fim da possibilidade de alterar a opção de curso, turno e campus antes do resultado final da seleção. A medida também começa a valer em 2020.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?