UnB divulga lista de aprovados no vestibular do 2º semestre. Confira

Mais de 14 mil candidatos disputaram uma das 2.105 vagas, distribuídas entre os quatro campi da universidade

atualizado 09/07/2019 14:04

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou o resultado do vestibular para o ingresso no segundo semestre de 2019 na Universidade de Brasília (UnB). A lista dos aprovados foi divulgada na tarde desta segunda-feira (08/07/2019). Ela pode ser conferida no documento abaixo ou no site da banca.

Mais de 14 mil candidatos disputaram uma das 2.105 vagas, distribuídas entre os quatro campi da universidade – Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina.

O curso de medicina, como de costume, foi o mais concorrido no campus Darcy Ribeiro, com 212 candidatos por vaga. Neste ano, psicologia ultrapassou direito, ficando em segundo lugar como a mais procurada – são 28 pessoas por vaga.

Veja a lista de aprovados:

UnB divulga nomes de aprovados em vestibular by Metropoles on Scribd

Primeiro lugar

Uma das milhares de vagas é a de João Paulo Republicano da Silva Pinheiro. Aos 19 anos, o estudante, que mora no Sudoeste, alcançou o topo do ranking no campus Darcy Ribeiro. Com 490,5 pontos no argumento final da prova, ele foi o primeiro colocado no curso de medicina.

Não é a primeira aprovação dele na UnB. No início de 2018, ele cursou o primeiro semestre de medicina na universidade, após ser aprovado pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS), com apenas 17 anos. Confuso com a escolha, João decidiu largar a graduação e prestar o vestibular novamente. Dessa vez, para engenharia civil, no meio de 2018.

Arquivo Pessoal

“Eu sou bem indeciso e, no ensino médio, sempre fiquei em dúvida. Quando decidi sair de engenharia civil, no final do ano passado, comecei um cursinho para tentar medicina outra vez”, explicou o jovem. Apesar de um pouco apreensivo, João estava confiante de que iria ser aprovado. “Sempre fiquei em primeiro ou segundo lugar nos simulados do cursinho”.

Apesar da confiança, João afirmou que precisou fazer sacrifícios para se dedicar aos estudos. “Tem que ter muito foco. Tive que abdicar de muitas coisas. Deixei de ir em muitas festas, por exemplo”. Além disso, ele contou que conversar com estudantes de medicina o ajudou a entender melhor como é o curso e a tomar a escolher a graduação outra vez.

Ovos, tinta e farinha

Veteranos trataram de dar as boas-vindas aos futuros alunos da instituição. A festa começou na tarde desta segunda- feira (08/07/2019), quando os quadros com os nomes foram disponibilizados. Conforme os calouros foram chegando, eram recebidos com ovos, farinha e tinta.

Os estudantes se concentraram entre a entrada do Instituto de Ciências Norte (ICC) e o teatro de arena e, apesar da proibição expressa da reitoria quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, a festa foi regada a cerveja e vodca. Uma estudante chegou a subir no poste de iluminação, enquanto era incentivada pelos demais.

Últimas notícias