metropoles.com

UnB abre processo disciplinar para apurar tesourada em aluno

Segundo a universidade, o autor da agressão é morador de rua e também estuda na instituição

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
tesoura
1 de 1 tesoura - Foto: iStock

A administração da Universidade de Brasília (UnB) instaurou processo administrativo disciplinar para apurar as circunstâncias da agressão cometida pelo estudante do Instituto de Letras Sérgio Reis Ferreira, 38 anos, contra o colega do curso de artes visuais Danilo Santos de Aquino, 28, na entrada do Instituto Central de Ciências (ICC) Norte. No último dia 3, eles se envolveram em uma briga e Sérgio atacou Danilo com uma tesoura, causando dois ferimentos na parte superior do tronco.

De acordo com a universidade, Sérgio é morador de rua e faz o segundo curso na instituição. Ele é formado em pedagogia e cursa letras. A UnB informou que essa não foi a primeira vez que Sérgio Reis se envolveu em ocorrências no campus. Há, nos arquivos da segurança, 28 registros contra ele e, na Polícia Militar, 23.

A comissão designada para apurar o caso tem 60 dias, prorrogáveis por mais 60, para apresentar suas conclusões à administração e sugerir as medidas cabíveis.

Nesse período, o estudante será ouvido, com intuito de garantir o direito à ampla defesa e ao contraditório. No dia da ocorrência, a segurança do campus acionou a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Sérgio foi levado para a 5ª Delegacia de Polícia (área central) e liberado poucas horas depois. Danilo foi encaminhado ao Hospital de Base do DF (HBDF), onde passou por cirurgia e por perícia do Instituto Médico Legal e segue internado.

Segurança
O caso foi trazido aos informes do Conselho de Administração (CAD) na quinta-feira (9/2). Representantes de unidades acadêmicas alocadas no ICC reclamaram de falhas na segurança.

“Os vigilantes estão completamente despreparados para lidar com pessoas que aparecem ali descontroladas e ameaçam a comunidade”, criticou o vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas, Perci Coelho de Souza.

A Prefeitura do Campus informou aos conselheiros as ações que já estão sendo tomadas para melhorar a segurança. Uma delas é a instalação de corredores de iluminação em áreas sensíveis. Além disso, o ICC deve ser fechado durante a madrugada – das 23h às 6h – e apenas pessoas identificadas poderão circular. (Informações da Agência UnB)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?