metropoles.com

Em site, estudantes denunciam principais problemas da UnB

Plataforma Universidade.me permite o registro de ocorrências nos quatro campi. Maioria das queixas está relacionada a falhas de iluminação, bebedouros quebrados e falta de segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Leonardo Arruda/Metrópoles
mato unb
1 de 1 mato unb - Foto: Leonardo Arruda/Metrópoles

Os principais problemas da Universidade de Brasília (UnB) são velhos conhecidos dos brasilienses. Quem trabalha ou estuda no local percebe o mato alto que toma conta de alguns prédios e no período noturno não é difícil notar falhas no sistema de iluminação – queixas que nem sempre chegam ao conhecimento da Prefeitura da UnB, responsável pela manutenção dos quatro campi da universidade (Darcy Ribeiro, Gama, Ceilândia e Planaltina). Agora, os estudantes podem reportá-las diretamente à administração por meio da plataforma on-line Universidade.me.

A grande maioria das ocorrências está relacionada a falhas de iluminação e a bebedouros quebrados. “Os filtros apresentam problemas principalmente no período de seca, porque muitas pessoas os utilizam. Depois, vem a questão da segurança, que está intimamente relacionada à iluminação nos campi”, conta o prefeito da UnB, Marco Aurélio Gonçalves. As três queixas somadas, afirma Gonçalves, chegam a 90% do que é comunicado à administração.

No ar desde abril, o site permite a denúncia de falhas na infraestrutura e na segurança da UnB. Depois do registro, os dados vão para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), que gera um relatório e o envia, em forma de ofício e a cada 15 dias, à prefeitura. Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para computadores. O aplicativo para celulares está nos planos da empresa Yi Mobile.

“Eles [da prefeitura] não são capazes de avaliar todos os problemas da universidade sozinhos. Estamos dando o poder para que as pessoas possam denunciar as falhas, já que estão mais próximas do que acontece ali diariamente”, explica Ian Ferreira, sócio da Yi Mobile, responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

A UnB é muito grande. Tenho grupos que percorrem os campi, mas se ninguém faz um comunicado ou chama a atenção para o problema, pode levar de três a quatro dias até a gente perceber uma lâmpada queimada, por exemplo. Essa ajuda que vem do site é muito bem-vinda e nos ajuda muito.

Marco Aurélio Gonçalves, prefeito da UnB

E o retorno tem sido positivo por parte dos alunos. “Temos visto um progresso bem grande com relação ao número de denúncias. É bom porque inclui os alunos nessa questão. A UnB também é dos estudantes e eles precisam apontar e cobrar para que as coisas funcionem melhor”, defende Victor Aguiar, coordenador-geral do DCE.

Ideia
A iniciativa é uma parceria do DCE com a Yi Mobile, empresa incubada no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB (CDT/UnB). O protótipo da plataforma existe desde 2012, mas foi aprimorado este ano.

“A ideia é centralizar as denúncias para buscar uma eficiência maior na solução dos problemas”, afirma Aguiar. “O novo sistema é muito mais completo. Já tivemos um resultado bom na anterior e esperamos um retorno ainda maior agora”, completa Gonçalves.

0

 

Os estudantes podem reportar ocorrências como agressão, assalto, roubo de carro, problemas na iluminação, na parte elétrica e referentes à jardinagem, entre outros. Há espaço para anexar fotos e, em caso de crimes, informar se foi feito o boletim de ocorrência.

Na página, também é possível acompanhar o status do registro. “Cada problema tem cinco estágios: pendente, processando a solicitação, enviado à prefeitura, solução em andamento e solucionado. Nosso objetivo é fazer com que todos cheguem à última atualização”, conta Ferreira. As denúncias podem ser anônimas.

O prefeito da instituição lembra que os estudantes também podem alertar a prefeitura para os problemas da UnB pelo e-mail prefeitura@unb.br ou pelo WhatsApp, no número (61) 99263-5760.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?