metropoles.com

Justiça suspende desocupação de estudantes da Universidade de Brasília

Tribunal Regional Federal acatou pedido do Ministério Público Federal e deu mais 15 dias para que o impasse seja resolvido pela instituição

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
UnB ocupa
1 de 1 UnB ocupa - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Após decisão do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, a desocupação da Universidade de Brasília (UnB), que estava prevista para o fim da tarde desta quarta-feira (23/11), foi suspensa. O TRF acatou um pedido de liminar do Ministério Público Federal (MPF) e deu mais 15 dias para que o impasse na instituição seja resolvido. Só depois de passado esse prazo, é que o caso será reavaliado pela Justiça.

A decisão de suspender a desocupação é do desembargador Jirair Meguerian. Os estudantes ocupam a UnB em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos por um período de 20 anos.

Confira na íntegra a decisão que suspendeu a desocupação:

Decisão suspende desocupação na UnB by Metropoles on Scribd

Os estudantes já definiram as próximas ações. Nesta quinta-feira (24), eles pretendem fazer uma assembleia-geral na UnB, às 12h. A pauta da reunião é a deflagração de uma possível greve estudantil. O encontro foi convocado após assembleia do Conselho de Entidades de Base, composto pelos Centros Acadêmicos da Universidade.

A partir desta quarta (23), os estudantes que protestam contra a PEC do Teto dos Gastos também vão promover uma semana de mobilização pela derrubada do projeto. Entre as manifestações, estão um ato na Rodoviária do Plano Piloto, debates e oficinas.

As ações chegam ao ápice na próxima terça-feira (29), dia em que está programada a votação em primeiro turno da PEC 55 do Senado Federal. No dia, haverá uma mobilização nacional contra o projeto na Esplanada dos Ministérios. Caravanas de movimentos sociais de diversos estados brasileiros virão à capital para participar do protesto.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?