metropoles.com

Faculdade de Saúde é ocupada e alunos se enfrentam na UnB

Estudantes contrários à ocupação pressionam para que os colegas deixam a unidade, tomada nesta quarta (9/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metropóles
unb
1 de 1 unb - Foto: Rafaela Felicciano/Metropóles

O clima é tenso na Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB). A unidade foi ocupada pelos estudantes na madrugada desta quarta-feira (9/11). Mas os alunos de medicina, odontologia e enfermagem, contrários ao ato, querem que os colegas do curso de saúde coletiva saiam do local, conforme mostra o vídeo abaixo.

Agora à tarde, professores estiveram no local tentando acalmar os ânimos. Enquanto isso, alunos fizeram uma nova assembleia para definir os rumos da ocupação. Ficou definido que ao menos até esta quinta-feira (10) o local seguirá ocupado, dia em que uma nova reunião está agendada.

Pagamentos

Em nota, a Reitoria da Universidade de Brasília informou que a folha de pagamento dos técnicos e docentes está sendo processada. “Como o processamento está sendo feito em condições precárias, fora das instalações do prédio da Reitoria, é importante ressaltar que as folhas de pagamento sairão com problemas, uma vez que as condições de trabalho estão longe das ideais. Pensões e 13° salário estão garantidos. No entanto, os servidores docentes e técnicos recém-contratados poderão não receber, assim como as autorizações de afastamentos do país e os pagamentos de férias poderão não ocorrer”, traz o comunicado.

 

Ocupação nas escolas
Também na manhã desta quarta, os Centros de Educação 03 e 10, de Brazlândia, foram tomados. Com isso, subiu para cinco o número de escolas públicas do DF ocupadas. As outras três são: os Centros de Ensino Médio 01 de São Sebastião, 01 do Guará e 06 de Ceilândia .

Arquivo Pessoal
CEM 10 de Ceilândia também está ocupado

Segundo a Secretaria de Educação do DF, as unidades escolares atendem cerca de 5,3 mil alunos. “Representantes da Secretaria de Educação mantêm constante diálogo com os estudantes buscando a desocupação das escolas de maneira pacífica. As ocupações prejudicam o andamento das aulas na rede pública de ensino e a negociação entre a pasta e os manifestantes busca garantir que as aulas ocorram normalmente, sem que haja prejuízo dos conteúdos ofertados”, afirmou a pasta, em nota.

Como vem ocorrendo em outras universidades e escolas brasileiras, alunos da UnB e dos centros de ensino do DF decidiram pela ocupação por serem contrários à Proposta de Emenda à Constituição 55 (antiga PEC 241), que estipula um teto para os gastos públicos por 20 anos. Eles também são contra a medida provisória do ensino médio e criticam os projetos de lei que preveem a “Escola sem Partido”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?