Evento na UnB reúne jornalismo, direito e literatura neste sábado

Durante a programação haverá palestras, apresentações musicais e food trucks

Rafaela Felicciano/MetrópolesRafaela Felicciano/Metrópoles

atualizado 04/10/2019 22:24

O ponto em comum entre jornalismo, direito e literatura será tema da primeira edição da Expo Liber, evento organizado pelo Projeto de Extensão Habeas Liber, da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). A programação começa às 9h deste sábado (05/10/2019) e se encerra às 16h30, com palestra promovida pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence.

O objetivo do evento é integrar os campos do direito às demais áreas de conhecimento, como a literatura e o jornalismo, em comemoração aos 31 anos da promulgação da Constituição Federal.

Entre os palestrantes previstos estão: Ryan Maia, escritor mais jovem do Brasil; o ex-procurador federal Judivan Vieira; o magistrado Márcio Barbosa Maia, da Justiça Federal do DF; e Marcos Mairton, magistrado em Fortaleza (CE) e juiz instrutor no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Magistrado, poeta, cearense e cordelista, Marcos Mairton acredita que jornalismo, direito e literatura se encontram em vários pontos. “São três visões da mesma sociedade. O direito atua regulando, a literatura retrata a sociedade de maneira mais lúdica, e o jornalismo narra os fatos. Os três, cumprindo o seu papel, contribuem para o funcionamento da coletividade.”

O juiz poeta é autor dos cordéis Uma Aventura na Amazônia, Cem Dúvidas de Português em Cordel, Zé Luando: o Homem que Virou Mulher, além de uma adaptação do conto A Cartomante, de Machado de Assis.

Direitos humanos

Autor do livro Os Benefícios por Incapacidade das Pessoas com Deficiência em Juízo e Os Direitos Humanos em ação, o juiz federal Márcio Barbosa Maia lançará a segunda edição durante a Expo Liber. A publicação joga luz sobre a delicada questão da inclusão previdenciária da pessoa com deficiência.

“A maioria dos que têm direito a esse benefício é composta por pessoas muito pobres. Imagine: é pobre e doente, e precisa desses benefícios para viver com dignidade”, ressalta o autor.

Além dos debates, o público terá acesso a apresentações musicais, exposição de curtas, de livros, sorteio, entre outros atrativos, como o lançamento do livro Corações Libertários, uma coletânea de autoria de estudantes e ex-alunos da UnB.

A programação inclui show dos músicos Bernardo Fontenele e Alexandre Osmaça, no auditório da Faculdade de Direito. “Vamos tocar alguma coisa mais animada, tipo rock. A princípio, vamos reproduzir canções de outros artistas, mas estamos avaliando se apresentamos composições autorais”, disse Fontenele, aluno de comunicação da UnB.

Confira a programação:

9h
Abertura
Palestra Justiça e Cidadania – Romão Cícero de Oliveira (presidente e desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios)

10h
Inauguração da Galeria/Quadro editorial dos professores da Faculdade de Direito (parceria: Faculdade de Direito, Alumni e Habeas Liber)

10h15
Palestra A Corrupção no Mundo – Judivan Vieira (pós-doutor em direito. Procurador federal aposentado)

11h15
Palestra Crime e Literatura: Não Existe Crime perfeito – Marcos Linhares (jornalista, escritor, presidente do Sindicato dos Escritores do DF e coordenador-geral da 32ª Feira do Livro)

12h
Intervalo para almoço com música ambiente, artes, feira de livro e fast-food

13h30
Painel I

Palestra Cinema e Literatura – Fauston da Silva (cineasta, estudante de direito da UnB, produtor, roteirista e diretor de cinema)
Apresentação do filme O Balãozinho Azul

14h
Palestra: Literatura de Cordel: normas e formas – Marcos Mairton (juiz federal, poeta e músico)

14h40
Sorteio de rifa e sorteio de livros

15h
Painel II
Palestra: A Harmonia dos Direitos Humanos – Márcio Barbosa Maia (juiz federal, músico, mestre em direito constitucional)
Ryan Maia (escritor mirim, autor de obras infantis e literárias) – apresentação de livro e bate-papo interativo
Apresentação musical (Márcio Barbosa/Marcos Mairton)

15h50
Lançamento do livro Corações Libertários – coletânea de autoria de estudantes e ex-estudantes da UnB

16h30
Palestra 31 anos da Constituição de 1988 – Sepúlveda Pertence (ex-ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, e ex-procurador-geral da República, advogado e jurista)

Direito e jornalismo policial

A intersecção entre o jornalismo investigativo e o direito será tema abordado pelo presidente do Sindicato dos Escritores de Brasília, Marcos Linhares. Autor do livro Não Existe Crime Perfeito, o jornalista vai relembrar a cobertura de casos históricos que marcaram o Distrito Federal. O editor de política e matérias nacionais do Metrópoles, Guilherme Waltenberg, vai compor a mesa de conversas.

Além dos debates, o público terá acesso a apresentações musicais, exposição de curtas, de livros, sorteio, entre outros atrativos, como o lançamento do livro Corações Libertários, uma coletânea de autoria de estudantes e ex-alunos da UnB.

A Expo Liber conta com o patrocínio: da Alumni, Associação dos Ex-Alunos de Direito da UnB; do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal; e da Faculdade de Direito da UnB. No lugar, haverá a presença food trucks.