metropoles.com

Estudantes do DF aprendem sobre corrupção em projeto do MPDFT

Campanha “O que você tem a ver com a corrupção” ensina crianças sobre a importância da honestidade nas ações diárias

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Valdigne, Promotor Renato e Roges Ribeiro (1)
1 de 1 Valdigne, Promotor Renato e Roges Ribeiro (1) - Foto: Divulgação

Alunos de seis escolas em Ceilândia e São Sebastião receberam, nas últimas duas semanas, a visita da campanha “O que você tem a ver com a corrupção”, realizada pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Trazida ao DF em 2007 com o objetivo de ensinar aos jovens sobre corrupção e prevenir comportamentos nocivos, a iniciativa contou com a presença de especialistas em atendimento socioeducativo.

Durante a palestra, o promotor Renato Varela, um dos voluntários do projeto, falou aos alunos sobre a importância da honestidade nas ações diárias. Já os servidores da Secretaria da Criança do DF (Secriança-DF) Valdigne Baia e Roges Ribeiro conversaram com os estudantes sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o objetivo de prevenir a violência escolar e o cometimento de atos infracionais.

“A introdução do ECA como matéria obrigatória a ser inserida nos currículos escolares atenta para a proteção da pessoa em desenvolvimento e para a prevenção de ato infracional praticado pela criança e adolescente. Busca-se que o jovem, ao conhecer melhor as normas do ECA, tome ciência do presente ordenamento legal e deixe de praticar o ato infracional”, explica Valdigne Baia.

Já Roges Ribeiro ressaltou a importância da orientação dos menores no combate à criminalidade: “Nós queremos trabalhar a prevenção por meio do aconselhamento. Explicar ao adolescente e sua família as consequências dos atos infracionais e o que isso reflete. Esperamos, sobretudo, mudança de comportamento partindo de uma reflexão”, afirma.

A campanha “O que você tem a ver com a corrupção” nasceu em 2004, no Ministério Público de Santa Catarina. Trazida ao DF em 2007, a iniciativa também é realizada em outros estados do país e tem o objetivo de conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, pro meio do incentivo à honestidade e à transparência das atitudes do cidadão comum. No ano passado, o projeto visitou 240 escolas no DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações