*
 

Os estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB) irão às urnas na terça (12/6) e quarta-feira (13). Nesses dias, eles irão escolher a próxima gestão do Diretório Central do Estudantes (DCE) da UnB Honestino Guimarães. O mandato dura um ano.

Os universitários devem se dirigir ao local de votação referente a cada curso portando a carteirinha de estudante ou outro documento com foto. São 23 pontos para colheita dos votos nos quatro campi. É possível participar durante todo o período de aulas, a partir das 8h. No caso dos cursos com disciplinas noturnas, as urnas ficarão abertas até as 23h, de acordo com a UnB.

Além de escolher a gestão do DCE, os estudantes têm a oportunidade de votar para o cargo de Representante Discente (RD), o qual participa dos órgãos colegiados superiores da instituição: Conselho Universitário (Consuni); Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe); e Conselho de Administração (CAD).

No total, há cinco grupos na disputa: Movimento Resistência Universitária (MRU); Aliança pela Liberdade; Ousar, Lutar, Universidade Popular!; João Marcelo; e Unidade para Resistir. Os concorrentes respondem pela chapa um, dois, três, quatro e cinco, respectivamente. A terceira concorre apenas pelo DCE e a quarta, exclusivamente pelo RD, de acordo com a UnB.

Depois de cinco anos com a “Aliança pela Liberdade” à frente do DCE, em 2017 o grupo “Todas as Vozes” foi o vencedor, com 7.017 votos.

A apuração dos votos está marcada para a madrugada de quarta-feira (14). A decisão ocorrerá por maioria simples, sem segundo turno. A posse deve acontecer às 12h de 29 de junho, no prédio do Instituto Central de Ciências (ICC), campus Darcy Ribeiro. (Com informações da UnB)

Saiba onde votar:
Faculdade de Ciência da Informação (FCI) – cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia.

Bloco de Salas de Aula Sul (BSAS) – Biotecnologia, Biologia, Engenharia Química, Psicologia, Química Tecnológica e Ciências Ambientais.

ICC Sul – Agronomia, Geofísica/Geologia, Gestão do Agronegócio, Veterinária, Letras e Física.

ICC Norte – Arquitetura, Computação, Economia, Sociais, Matemática, Serviço Social e Design; Comunicação, História, Geografia e Filosofia

Pavilhão João Calmon (PJC) – Administração, Ciência Política, Contabilidade, Estatística, Relações Internacionais e Gestão de Políticas Públicas.

Faculdade de Direito (FD) – Direito.

Faculdade de Tecnologia (FT) – Engenharias Elétrica; de Redes de Comunicação; de Computação; Florestal; Mecânica; de Controle e Automação; Civil; Ambiental; de Produção.

Instituto de Artes (IdA) – Cênicas, Música e Visuais.

Faculdade de Educação (FE) – Pedagogia.

Centro de Excelência em Turismo (CET) – Turismo.

Faculdade de Ciências da Saúde (FS) – Enfermagem, Saúde Coletiva, Nutrição, Odontologia e Medicina.

Faculdade de Educação Física (FEF) – Educação Física.

Faculdade de Ceilândia (FCE) – Terapia Ocupacional, Enfermagem, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, Farmácia e Fisioterapia.

Faculdade do Gama (FGA) – Engenharias Aeroespacial; Automotiva; de Energia; de Software e Eletrônica.

Faculdade de Planaltina (FUP) – Licenciatura em Educação do Campo, Gestão de Agronegócios, Gestão Ambiental e Ciências Naturais.