metropoles.com

Educação básica: DF fica abaixo da meta em todas as etapas do Ideb

Apenas os estados do Amapá, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul tiveram desempenho tão ruim quanto o da capital federal

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Sala de aula
1 de 1 Sala de aula - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados nesta terça-feira (15/9) pelo Ministério da Educação, não são positivos para o Distrito Federal. Isso porque, de todas as categorias avaliadas – anos iniciais e finais da educação básica e ensino médio –, a capital do país não atingiu a meta em nenhuma.

Somente três unidades federativas tiveram desempenho abaixo do esperado, além do DF: Amapá, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A performance, no geral, até apresentou melhoras em relação ao início da série histórica, em 2005. A pontuação do DF saiu de 4,8 pontos para 6,5 nos anos finais da educação básica. Entretanto, ainda é 0,1 ponto abaixo do objetivo.

0

Já para os anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, não há arredondamento que faça a educação do DF passar de ano. O resultado do 5º ao 8º ano ficou 0,5 pontos aquém do projetado (5,6) e o ensino médio, 0,7 (5,2).

Nacionalmente, os resultados mostram que o país alcançou um índice igual a 5,9 em relação aos anos iniciais do ensino fundamental, em 2019, superando a meta em 0,2 ponto. Os dados levam em consideração as redes pública e privada.

Os estados do Ceará e do Piauí superaram o plano em 1,3 e 1,1 ponto, respectivamente. Já em relação aos anos finais do ensino fundamental, os resultados do Ideb mostram que, apesar de o país ter melhorado seu desempenho, alcançando, em 2019, um índice igual a 4,9, a meta proposta (5,2) não foi atingida. Das 27 unidades da Federação, 22 aumentaram o Ideb, contudo, apenas sete alcançaram a meta proposta para 2019.

Rede pública

Nos anos iniciais da educação básica do Distrito Federal, o resultado da rede pública apresentou melhora de 1,7 ponto em relação a 2005 – de 4,4 para 6,1. Ainda assim, o resultado ficou 0,2 ponto abaixo da meta.

Para os anos do ensino fundamental, um cenário novamente apresentou melhora em relação a 2005. Contudo, o aumento de 1,3 ponto (de 3,3 para 4,6), não foi suficiente para alcançar a meta, ficando 0,4 ponto aquém.

E o aumento em progressão aritmética dos pontos faltantes para atingir a meta continuou. Dessa forma, o resultado da educação pública do DF no ensino médio ficou 0,6 ponto de atingir a meta de 4,6, apesar do crescimento de 1 ponto em comparação ao ano de 2005.

Rede privada

O desempenho da rede privada até puxou a média do DF para cima, mesmo não tendo atingido seus objetivos. Os anos iniciais da educação básica apresentou melhora de 1,2 ponto (de 6,4, em 2005, para 7,6), a mero 0,1 ponto do objetivo (7,7).

Já os anos finais do ensino fundamental particular cresceu 0,8 ponto no mesmo período. Contudo, o desempenho de 6,8 foi meio ponto abaixo da meta para a modalidade (7,3).

Por fim, o ensino médio ficou ainda mais distante de seus objetivos. Apresentando melhora de apenas 0,3 ponto desde 2005 (5,9 para 6,2), a distância para a meta dos últimos três anos da educação básica foi de 0,9 (7,1).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?