metropoles.com

Ibaneis diz que vai encaminhar projeto à CLDF para ampliar Simples

Governador assinou Acordo de Cooperação Técnica com o Sebrae-DF para executar o programa Cidades Empreendedoras

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Ibaneis-no-Hmib
1 de 1 Ibaneis-no-Hmib - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, durante a 5ª Reunião do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do DF, nesta segunda-feira (05/08/2019), acordo de cooperação técnica com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF). O objetivo é implantar o projeto Cidades Empreendedoras. Na ocasião, o chefe do Executivo distrital sinalizou positivamente em relação a duas pautas que podem beneficiar o empresariado local — aumento do limite do Simples nacional e a criação do Código de Defesa do Contribuinte.

“São duas demandas bastante justas”, destacou. Podem aderir ao Simples nacional quem tem faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. No DF, esse valor é menor. O limite é de R$ 3,6 milhões. “Isso precisa que seja ratificado na Câmara Legislativa e nos legislativos estaduais. O DF está devendo isso há dois anos aos empresários. Não fiz este ano porque havia uma restrição por conta da Lei Orçamentária, mas já está previsto, e o secretário (de Fazenda), André Clemente, está autorizado a encaminhar o projeto de lei ampliando essa faixa para dar mais liberdade aos micro e pequenos empresários voltarem a investir em suas empresas”, disse Ibaneis.

Sobre o Código de Defesa do Contribuinte, o governador ressaltou que o projeto está na CLDF. “Acho que falta um cutucão do nosso governo e do empresariado, porque a Câmara está atuando em sintonia com a sociedade. Vamos defender também o contribuinte em sinal de respeito aos recursos que são arrecadados pelo Estado”, ressaltou.

De acordo com o governador, o Cidades Empreendedoras visa enfrentar a questão do desemprego por meio do empreendedorismo. “O Sebrae vai levar processos para dentro das administrações regionais, treinando os funcionários para que tratem e agilizem tudo o que for em relação aos empresários e também ajudando a treiná-los para que consigam se manter no mercado nos dois primeiros anos, que são os mais difíceis de todo o negócio”, disse o governador.

Quem pode participar do Cidades Empreendedoras?

Toda e qualquer região administrativa do Distrito Federal.

Por que participar do programa?

Para transformar a realidade local e para que as políticas públicas promovam, de fato, um ambiente favorável aos negócios. Além disso, o programa visa garantir mais recursos financeiros em circulação.

Qual é a duração do programa?

O prazo de vigência do acordo será de 18 meses, a contar da data de sua assinatura. No entanto, o programa pode ser prorrogado mediante termo aditivo, limitado ao prazo máximo de 60 meses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?