metropoles.com

DF tem terceira menor inflação do país em junho, com índice de 0,11%

Maiores quedas de preço foram da cenoura, do mamão e da cebola. Vilões do mês foram o feijão-carioca e o leite, que ficaram mais caros

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
cenoura
1 de 1 cenoura - Foto: Pixabay

A inflação que atinge em cheio o bolso do brasiliense dá sinais de uma leve melhora na economia local. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (8/7), o Distrito Federal teve o terceiro menor índice entre as capitais pesquisadas no mês de junho, atrás de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). A taxa ficou em 0,11% – número superior ao de maio, quando a alta de preços na capital foi de 0,45%.

No entanto, ao contabilizar a variação da inflação ao longo deste ano, o DF aparece como o campeão: por aqui, os produtos tiveram alta de 2,76% e o índice foi o menor anotado entre as capitais pesquisadas em 2016. A capital também apresenta uma das inflações mais baixas do país se considerados os últimos 12 meses, com itens 7,55% mais caros, atrás apenas de Vitória.

Os grandes responsáveis por puxar o índice para baixo foram a cenoura, o mamão e a cebola. No último mês, os produtos tiveram queda de 25,65%, 24,38% e 21%, respectivamente. Com a intervenção do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na gerência da Cascol, principal rede de postos da região, o preço dos combustíveis continua a cair no DF. Somente em junho, a gasolina teve queda de 2,09% e o etanol ficou 7,21% mais barato.

Em compensação, o preço do feijão-carioca, que já foi alvo de protestos na internet, evitou que a queda da inflação fosse menor. O grão registrou aumento de 40,4% no último mês – índice mais baixo que a média nacional para o produto, que teve alta de 41,78%. Em segundo lugar, ficou o leite, com alta de 11,81% no mesmo período. As tarifas de água e esgoto, que sofreram o segundo reajuste do ano no início de junho, ficaram 7,69% mais caras no Distrito Federal.

Nacional
Belo Horizonte (MG) foi a capital com o maior índice de inflação no último mês. A cidade mineira verificou alta de 0,66% nos produtos, número que corresponde a praticamente o dobro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nacional para o período (0,35%).

A inflação nacional de 0,35% medida em junho foi a menor taxa mensal registrada desde agosto de 2015, quando o indicador ficou em 0,22%. Já o resultado acumulado em 12 meses desacelerou de 9,32% em maio para 8,84% em junho, menor resultado para um período equivalente desde maio de 2015, quando estava em 8,47%.

No entanto, o índice ainda está muito acima do teto da meta estipulada pelo governo, de 6,5%. (Com informações da Agência Estado).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?