Cadastro Positivo: site gratuito mostra se CPF tem dívidas

Com histórico de pagamentos, consumidor recebe pontuação usada por instituições na hora de concessão de novos créditos

DIVULGAÇÃODIVULGAÇÃO

atualizado 17/12/2019 12:17

O consumidor pode consultar de forma prática e gratuita se o CPF possui alguma dívida. O Cadastro Positivo reúne informações sobre o pagamento de compromissos relacionados à contratação de crédito — empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. A consulta pode ser feita pelo site do Serasa.

No histórico para o CPF constam cifras financiadas, quantidades e valores das parcelas, comportamento e pontualidade de pagamento do consumidor. A partir desses dados, é definida uma pontuação para o consumidor, usado por instituições na hora da concessão de novos créditos.

O Cadastro Positivo foi criado em 2011, a partir da lei nº 12.414. Em julho deste ano, a inclusão da ferramenta passou por mudanças.

Assim, a inclusão do brasileiro a essa espécie de “currículo financeiro” se tornou automática para pessoas físicas e jurídicas com empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, como luz e telefone.

Somente a pontuação do consumidor, chamada de score, estará disponível para análise no mercado — a menos que seja autorizada a consulta dos dados abertos do histórico de crédito. Comércio, serviços, banco e financeiras podem realizar a consulta por CPF.

A consulta por parte do consumidor pode ser feita a qualquer momento e de forma gratuita. Se algum dado estiver divergente, é possível procurar pelo suporte do Cadastro Positivo para esclarecer possíveis dúvidas ou buscar uma alteração.

O consumidor pode ainda pedir a saída da plataforma, fazendo uma solicitação formal de exclusão dos canais de atendimento em qualquer birô de crédito, como o Serasa. O atendimento deve ser realizado no prazo de até dois dias úteis.

Últimas notícias