metropoles.com

É falso que não pode votar com a camisa da Seleção Brasileira

Afirmação de que mesários e eleitores estariam proibidos de utilizar a camisa da Seleção Brasileira começou a circular nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
card-falso-vermelho-compressed
1 de 1 card-falso-vermelho-compressed - Foto: Arte/Metrópoles

É falsa a afirmação de que mesários e eleitores estariam proibidos de votar com a camisa da Seleção Brasileira. A informação começou a circular nas redes sociais na última semana antes do primeiro turno das eleições de 2022, marcado para domingo (2/10).

Alguns usuários do Twitter, por exemplo, começaram a falar de uma proibição que não existe.

Veja algumas das publicações:

0

 

Como verificamos

O V ou F procurou a Justiça Eleitoral por meio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF). No site das duas Cortes, há textos explicando que a proibição não passa de um boato.

“A manifestação individual e silenciosa do eleitor por meio do uso de camisetas de partido político, coligação e candidato e até mesmo da camiseta verde e amarela, camisetas do Brasil ou da Seleção Brasileira é livre”, diz a nota do TSE.

Já no site do TRE-DF, é possível ter acesso a um manual que reforça o posicionamento do TSE.

A equipe do V ou F verificou o documento que ressalta a proibição de, no dia do pleito, até o término do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado e instrumentos de propaganda (bandeiras, broches, dísticos e adesivos), de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.

Por que checamos?

V ou F é um programa de checagem do Metrópoles em parceria com o Google e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que visa verificar publicações com potencial de viralização e que tenham relação com as eleições de 2022 no Distrito Federal.

Metrópoles cria núcleo de combate à desinformação nas eleições do DF

Para verificar os conteúdos, a equipe consulta especialistas, fontes oficiais sobre o assunto, documentos e dados públicos. A intenção é encontrar informações que confirmem ou não a informação que está sendo compartilhada.

Quando o assunto é desinformação e fake news, as postagens podem ser, além de verdadeiras ou falsas, enganosas ou sátiras. As sátiras não têm a intenção de causar mal, mas têm grande potencial para enganar.

Já as publicações enganosas têm conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações. Também usam dados imprecisos ou que induzam a uma interpretação diferente da intenção de seu autor. Além disso, confundem, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Quem se deparar com algum conteúdo duvidoso e achar que ele precisa de verificação pode encaminhar o material para o WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações