metropoles.com

DPU cobra GDF por suposta redução na oferta de ônibus na pandemia

Órgão também observou diminuição na frota em outras cidades brasileiras e alerta para o risco do alastramento da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Rodoviária do DF
1 de 1 Rodoviária do DF - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Após identificar indícios da redução da frota de ônibus nas 10 principais cidades do Brasil, incluindo o Distrito Federal, em plena pandemia de Covid-19, a Defensoria Pública da União (DPU) decidiu cobrar explicações.

Segundo o defensor nacional de Direitos Humanos (DNDH) da instituição, André Porciúncula, a partir de informações de um aplicativo de mobilidade, foi observada a redução de 63% da frota de ônus nessas localidades

A DPU, então, enviou ofícios solicitando informações detalhadas sobre a oferta do transporte. Segundo especialistas, a redução da frota favorece aglomerações e aumento da transmissão do novo coronavírus.

Leia o ofício enviado para o DF na íntegra:

DPU – Transporte público by Metropoles on Scribd

“A redução da frota de transporte coletivo se agrava ainda mais pela diminuição crítica dos insumos médicos necessários para viabilizar o tratamento da Covid-19 em casos mais graves (“kit intubação”) e pela saturação da ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS)”, alertou Porciúncula.

Confira os questionamentos da DPU:

A oferta de transporte coletivo municipal, incluindo gráfico diário com número de veículos disponibilizados (ônibus, metrôs) nas mesmas data antes e durante a Pandemia pelo prazo de 1 ano;

Justificativas com base na medicina baseada em evidências que justifiquem a redução da frota de transporte público como medida de prevenção da Covid-19;

Se houve ou haverá subsídio do município às concessionárias de serviço público de transporte municipal para permitir o restabelecimento da fronte de veículos, de sorte a evitar a superlotação ocorrida durante a pandemia, além de outras informações pertinentes.

O GDF e os demais governos municipais têm até 15 dias para responder aos ofícios.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com o GDF sobre a questão. Por nota, o governo informou não ter recebido ainda o ofício, mas negou a redução da frota.

Leia a nota completa:

A Secretaria de Transporte e Mobilidade informa que ainda não recebeu o referido documento da Defensoria Pública. Assim que receber irá passar todas as informações solicitadas no prazo estabelecido.

É importante destacar que não houve redução de frota no sistema de transporte público coletivo do DF. O sistema está operando com 100% da frota de ônibus e cumprindo todas as viagens previstas nas tabelas horárias.

Cabe esclarecer também que, com a adoção de escalas diferenciadas para o funcionamento empresarial, previstas no Decreto Distrital nº 41.913/2021, a Semob determinou o reforço de viagens nas linhas mais demandadas durante toda a manhã e à noite. O reforço nas linhas mais demandadas ocorre entre 8h e 13h, e no período da noite, entre 19h e 21h.

A equipe técnica da Semob continua monitorando o sistema para fazer os ajustes necessários.

 

 

(Com informações da DPU)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?