Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Dono do Nippon, Jun Ito morre após ataque cardíaco

Responsável por um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, Jun foi encontrado morto pela esposa

Repórter de Distrito Federal29/02/2016 19:27
Compartilhar notícia
Nippon/Divulgação
Dono do Nippon, Jun Ito morre após ataque cardíaco

Esta segunda (29/2) de ano bissexto começou com uma notícia muito triste para a cena gastronômica da cidade e para a comunidade nipônica. Jun Ito, dono dos restaurantes Nippon (207 e 403 Sul), morreu após um ataque cardíaco. O corpo dele foi encontrado pela esposa na madrugada desta segunda.

Apesar de nova, Brasília tem muitas tradições e o Nippon é um dos locais que encontra abrigo nessa enxuta lista. A história de Jun se entrelaçou com a da cidade em 1984, quando ele veio do Rio de Janeiro para a capital federal. Inaugurado há 40 anos, o restaurante esteve sob a direção de Jun por 23 anos. Arquiteto de formação, Jun foi responsável pelo projeto arquitetônico e pela montagem dos cardápios dos restaurantes japoneses Mitsuba e Taiô.

O empresário comprou o Nippon em 1993 e seguiu o negócio adiante, ampliando ainda mais a marca, que até hoje se mantém como uma referência de boa culinária japonesa na cidade. Jun costumava falar que o seu segredo para cultivar a clientela fiel era simples. “Eu procuro sempre me colocar no lugar do cliente e procurar detectar o que está faltando e onde posso estar melhorando. Temos que manter a tradição da culinária nipônica, mas sempre fazendo algum tipo de adaptação para o gosto do brasileiro sem exageros”, disse certa vez.

Nos últimos anos, Jun esteve à frente também do Nippon Gourmet (foto no alto), um espaço na 207 Sul que comporta no primeiro andar uma padaria e uma mercearia e, no segundo andar, o restaurante. A panificação é toda própria, com receitas já conhecidas da vizinhança.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters