O cardeal dom Sergio da Rocha, que ocupou o posto de arcebispo de Brasília de 2011 a 2020, está internado em um hospital de Salvador. O religioso passou por procedimento de extração de cálculo renal bilateral na segunda-feira (25/10).
A informação foi confirmada pela Arquidiocese de São Salvador da Bahia, onde o cardeal é arcebispo. Segundo a entidade religiosa, o procedimento foi bem sucedido e dom Sergio da Rocha está com o quadro estável, mas sem previsão de alta. Ele está internado no Hospital São Rafael, na capital baiana.

Dom Sérgio da Rocha Divulgação

Dom Sérgio da Rocha foi arcebispo de Brasília por 8 anos e 7 mesesMichael Melo/Metrópoles

Cardeal passou por cirurgiaMichael Melo/Metrópoles

Dom Sérgio da Rocha em BrasíliaHugo Barreto/Metrópoles
História na capital
Dom Sergio assumiu a função em Brasília em 6 de agosto de 2011 — havia sido nomeado em 15 de junho daquele ano. Ele substituiu dom João Braz de Aviz, que à época foi chamado pelo papa Bento XVI para ser prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
O cardeal sempre foi conhecido pelo perfil moderado e por não querer destaque no noticiário. Evitava polêmicas, como na homilia do dia de Nossa Senhora Aparecida de 2019. Enquanto o papa Francisco adotava um tom político no Vaticano, o cardeal falava sobre o cuidado com a igreja.
Em Brasília, criou 23 paróquias e reestruturou o Conselho Arquidiocesano de Pastoral em oito setores e a Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz. Além disso, conseguiu o reconhecimento da Faculdade de Teologia, reformou o Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima e implantou a Pastoral do Povo de Rua e da Pastoral do Menor.