Dom Sérgio da Rocha, 4º arcebispo de Brasília, está internado na Bahia

O religioso passou por cirurgia de extração de cálculo renal bilateral na 2ª feira. Não há previsão de alta

atualizado 29/10/2021 17:36

Michael Melo/Metrópoles

O cardeal dom Sergio da Rocha, que ocupou o posto de arcebispo de Brasília de 2011 a 2020, está internado em um hospital de Salvador. O religioso passou por procedimento de extração de cálculo renal bilateral na segunda-feira (25/10).

A informação foi confirmada pela Arquidiocese de São Salvador da Bahia, onde o cardeal é arcebispo. Segundo a entidade religiosa, o procedimento foi bem sucedido e dom Sergio da Rocha está com o quadro estável, mas sem previsão de alta. Ele está internado no Hospital São Rafael, na capital baiana.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0
História na capital

Dom Sergio assumiu a função em Brasília em 6 de agosto de 2011 — havia sido nomeado em 15 de junho daquele ano. Ele substituiu dom João Braz de Aviz, que à época foi chamado pelo papa Bento XVI para ser prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

O cardeal sempre foi conhecido pelo perfil moderado e por não querer destaque no noticiário. Evitava polêmicas, como na homilia do dia de Nossa Senhora Aparecida de 2019. Enquanto o papa Francisco adotava um tom político no Vaticano, o cardeal falava sobre o cuidado com a igreja.

Em Brasília, criou 23 paróquias e reestruturou o Conselho Arquidiocesano de Pastoral em oito setores e a Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz. Além disso, conseguiu o reconhecimento da Faculdade de Teologia, reformou o Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima e implantou a Pastoral do Povo de Rua e da Pastoral do Menor.

Mais lidas
Últimas notícias