DNA-HPV: exame para rastrear câncer de colo do útero chega a 59 UBSs

Mais preciso, o exame substitui o tradicional “papanicolau”; veja as UBSs no DF onde o preventivo está disponível para as mulheres

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

cancer-de-colo-de-utero—materia
1 de 1 cancer-de-colo-de-utero—materia - Foto: null

O Distrito Federal passou a oferecer na rede pública de Saúde um dos exames mais precisos para rastreio do colo de útero. O DNA-HPV foi incorporado em março no SUS pelo Ministério da Saúde e, aos poucos, tem substituído o tradicional “papanicolau” (exame citopatológico), até então, principal teste preventivo de detecção de lesões precursoras ao câncer em mulheres.

No DF, a incorporação do exame é feita de forma gradual na estratégia de prevenção.

Atualmente, ele é oferecido em 59 das mais de 180 unidades básicas de saúde (UBSs) do DF. Elas estão localizadas em Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente, que integram as regiões Oeste e Sudoeste de saúde. A expectativa é que seja ampliado para as demais UBSs gradativamente.

O teste DNA-HPV no SUS é voltado a mulheres de 25 a 64 anos. Coletado da mesma forma que o exame citopatológico, o diferencial está na capacidade de detectar 14 genótipos do papilomavírus humano (HPV) associados ao alto risco oncogênico, o que permite a agilidade no diagnóstico e no tratamento de lesões precursoras e do câncer do colo do útero.

Além disso, a maior sensibilidade diagnóstica em comparação ao exame citopatológico convencional reduz a necessidade de exames complementares e intervenções desnecessárias. Quando o resultado é negativo, o intervalo entre as coletas pode ser ampliado para até cinco anos.


Confira as UBSs que realizam o teste DNA-HPV:

  • Águas Claras: UBSs 1 e 2;
  • Brazlândia: UBSs 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9;
  • Ceilândia: UBSs 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19;
  • Recanto das Emas: UBSs 1, 2, 3, 4, 5, 8, 10 e 11;
  • Samambaia: UBSs 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13;
  • Taguatinga: UBSs 1, 2, 3, 5, 6, 7 e 8;
  • Vicente Pires: UBS 1.

Estratégia

O teste de DNA-HPV integra a estratégia de enfrentamento ao câncer do colo do útero, um dos tipos mais frequentes entre as mulheres brasileiras.

De acordo com a gerente de Apoio à Saúde da Família da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), Simone Lacerda, o novo exame reforça a linha de prevenção por ser mais preciso que citopatológico convencional.

“Com o teste de DNA-HPV, os protocolos de rastreamento tornam-se mais objetivos, organizados e padronizados, facilitando a compreensão tanto pelas usuárias quanto pelos profissionais de saúde. Isso fortalece o fluxo assistencial na Atenção Primária, reduz exames e intervenções desnecessárias nas pacientes”, explicou.

Coleta do exame

A coleta da amostra é realizada de forma semelhante ao “papanicolau”. O material é encaminhado para análise molecular por técnica de PCR.

Nos casos de detecção dos tipos HPV 16 ou HPV 18 — associados ao maior risco oncogênico —, a paciente é encaminhada para realização de colposcopia. Quando é detectado outro tipo de HPV é realizado a citologia com a mesma amostra.

As amostras são coletadas nas UBSs e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) para análise.

Após a liberação dos resultados, as equipes da Atenção Primária à Saúde são responsáveis pelo acompanhamento das pacientes, orientações e encaminhamentos necessários, conforme cada caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações