Distrito Federal amanhece com sensação térmica de 3°C nesta quarta

Segundo o Inmet, a tendência é que o frio continue até o fim da semana, e não ultrapasse a temperatura máxima de 25°C

atualizado 30/06/2021 8:39

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os termômetros da capital do país seguem a registrar baixas temperaturas nesta semana. Na manhã desta quarta-feira (30/6), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal amanheceu com 6,1°C no Gama, marca próxima dos 6ºC do último domingo (27/6), dia mais frio do ano até aqui. Na estação de Águas Emendadas, em Planaltina, a sensação térmica chegou a 3°C, por volta das 8h.

“A tendência é que o frio continue até o fim da semana, com temperaturas bem amenas, e não ultrapasse os 25°C”, afirmou a meteorologista Morgana Almeida, do Inmet.

Veja imagens da sensação de frio nesta quarta:

0

Tal alteração no tempo se deve a uma massa polar que vem do Sul. “Nós estamos com uma massa que vai avançar ao longo do Centro-Oeste. As temperaturas vão começar a cair a partir da próxima quinta-feira, e podemos ter um novo recorde de frio”, explicou o especialista Cleber Souza.

No último domingo, o DF registrou o dia mais frio do ano, quando os termômetros do Gama e de Planaltina chegaram a 6°C. Na segunda-feira (28/6), a menor temperatura foi de 9°C; na terça-feira (29/6), os termômetros marcaram 7°C no Distrito Federal, na estação de Águas Emendadas, em Planaltina.

Com poucas nuvens no céu à tarde, a temperatura máxima pode chegar a 26°C, com umidade caindo a 30%. Ao longo da semana, a previsão é que a umidade relativa do ar varie entre 85% e 25%.

Ainda segundo o meteorologista, as baixas temperaturas desta época do ano são impulsionadas pelo clima seco. “A massa de ar seco não deixa formar nuvens no céu. Sem elas, há perda de radiação. O calor do dia vai embora rapidamente, quando anoitece”, detalhou.

Mais lidas
Últimas notícias