metropoles.com

Com chegada de massa polar, DF pode bater recorde de menor temperatura

Na manhã desta terça-feira (29/6), os termômetros registraram 7°C na capital do país

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/ Metrópoles
Frio no DF
1 de 1 Frio no DF - Foto: Rafaela Felicciano/ Metrópoles

Com o início do período de estiagem, caracterizado pela baixa umidade e pelas altas temperaturas, o brasiliense tem o frio como aliado, durante manhãs e noites, para combater a sensação de calor, esperada nesta época do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que os termômetros na capital do país registrem, nesta semana, temperaturas ainda mais baixas, que podem chegar aos menores índices do ano.

De acordo com o meteorologista Cleber Souza, isso se deve ao fato da massa polar que vem do Sul. “Nós estamos com uma massa que vai avançar ao longo do Centro-Oeste. As temperaturas vão começar a cair a partir da próxima quinta-feira e podemos ter um novo recorde de frio”, revela o especialista.

No último domingo, o DF registrou o dia mais frio do ano, quando os termômetros do Gama e em Planaltina chegaram a 6°C. Na segunda-feira, a menor temperatura notificada foi de 9°C; já nesta terça-feira (29/6), os termômetros assinalaram 7°C no Distrito Federal, na estação de Águas Emendadas, em Planaltina.

0

Com poucas nuvens no céu ao longo da tarde, a máxima pode chegar aos 26°C, com umidade na casa dos 30%. Já ao longo da semana, a previsão é que a umidade relativa do ar varie entre 85% e 25%.

Ainda segundo o meteorologista, as baixas temperaturas desta época do ano são impulsionadas pelo clima seco. “A massa de ar seco não deixa formar nuvens no céu. Sem elas, há perda de radiação. O calor do dia vai embora rapidamente, quando anoitece”, explica.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações