*
 

O deputado distrital Wellington Luiz (MDB) protocolou, nesta quinta-feira (1º/3), ofício solicitando à Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) a divulgação de relatório sobre um projeto engavetado que previa manutenção de viadutos, incluindo o que desabou no Eixão Sul em 6 de fevereiro. O pedido foi feito após o Metrópoles revelar documentos comprovando que a empresa sabia haver necessidade de reparos urgentes à estrutura. Ainda assim, a papelada estava parada no órgão desde 2014.

No pedido, o qual tem como destinatário o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto, o distrital afirma que, a partir dos processos, “se pode verificar indícios de que a Novacap tinha responsabilidade sobre a restauração do viaduto”.

O emedebista pede, entre outros itens, o envio da íntegra dos processos, atas de reuniões colegiadas de 2012 a 2017, cópia das informações orçamentárias dos programas de trabalho que ficaram a cargo da Novacap de 2011 a 2018 e relatório identificando os ocupantes dos cargos de diretor-presidente e demais diretores no mesmo período. O prazo estabelecido para a resposta da empresa pública é de cinco dias úteis.

Em uma sabatina promovida pela Câmara Legislativa na semana passada, o atual presidente da companhia afirmou que a estatal não pode ser responsabilizada por não ter sido demandada. “A Novacap nunca – nunca, que eu tenha conhecimento – teve solicitação para fazer a manutenção desse viaduto”, disse Menegotto.