metropoles.com

Distritais contestam lei que autoriza Iges a construir sete UPAs

Projeto foi aprovado na CLDF, mas deputados de oposição vão à Justiça porque tramitação violou regimento interno da Casa

atualizado

Compartilhar notícia

JP RODRIGUES/METROPOLES
Brasília (DF), 14/08/2019  – Evento: Unidades de saúde administradas pelo Iges – DF NA REAL-  Local UPA Sobradinho  Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 14/08/2019 – Evento: Unidades de saúde administradas pelo Iges – DF NA REAL- Local UPA Sobradinho Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles - Foto: JP RODRIGUES/METROPOLES

O projeto de lei que autoriza o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) a construir sete unidades de pronto atendimento (UPAs) na capital será contestado judicialmente por deputados distritais. Segundo eles, por erros na tramitação.

O texto é do Executivo e foi aprovado na terça-feira (10/12/2019) na Câmara Legislativa (CLDF). Cinco parlamentares impetraram mandado de segurança no Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) contra a iniciativa.

Arlete Sampaio (PT), Chico Vigilante (PT) , Fábio Felix (PSol), Leandro Grass (Rede) e Reginaldo Veras (PDT) afirmam que a tramitação do projeto violou diversos artigos do regimento interno da Casa. De acordo com eles, em duas comissões, não foi aberto o prazo de 10 dias para emendas.

Mais: o projeto não passou pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF). No documento enviado ao TJDFT, os distritais pedem que a votação e a aprovação sejam canceladas. Assim, a tramitação teria que ser retomada para as regras regimentais serem cumpridas.

“O projeto não deveria ter sido votado porque não cumpriu todo o rito que deve ser cumprido. Além disso, passou por cima do contrato de gestão e do próprio estatuto do Iges”, afirma Arlete Sampaio.

O Iges-DF afirmou à reportagem que não vai se manifestar sobre o assunto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?