Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Disputa pela Presidência da CLDF ganha mais um nome. Veja quem

O deputado distrital reeleito na CLDF Iolando (MDB) é o quarto que já busca apoio abertamente com outros colegas da Casa

28/10/2022 15:11, atualizado 28/10/2022 16:21
Rafaela Felicciano/Metrópoles
entrada para a garagem subterrânea de um prédio branco

A presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) ganhou mais um concorrente. Além de Hermeto (MDB), Wellington Luiz (MDB) e Robério Negreiros (PSD), o deputado distrital reeleito Iolando (MDB) é o quarto que busca apoio abertamente dos colegas para ocupar a cadeira mais importante da Casa.

A movimentação começou na última semana. Segundo o parlamentar, é natural que o nome dele esteja entre os possíveis novos mandatários da CLDF. “Tenho experiência de dois mandatos na mesa diretora como primeiro secretário, dentre os candidatos do MDB fui o mais votado e me relaciono muito bem com todos aqui”, diz.

Iolando afirma que conversou com o governador Ibaneis Rocha (MDB) para saber se ele poderia buscar a vaga. De acordo com ele, não houve restrição e quem se articular melhor deve conseguir o apoio do chefe do Executivo. “Todos os três do MDB estão se movimentando nesse sentido”, conta.

Disputa pela Presidência da CLDF ganha mais um nome. Veja quem - destaque galeria
4 imagens
Hermeto (MDB) é outro que está na disputa
Assim como Wellington Luiz (MDB)
E Robério Negreiros (PSD)
Iolando (MDB) é mais um que busca a presidência da casa
1 de 4

Iolando (MDB) é mais um que busca a presidência da casa

JP Rodrigues/Metrópoles
Hermeto (MDB) é outro que está na disputa
2 de 4

Hermeto (MDB) é outro que está na disputa

Gustavo Moreno/Metrópoles
Assim como Wellington Luiz (MDB)
3 de 4

Assim como Wellington Luiz (MDB)

Michael Melo/Metrópoles
E Robério Negreiros (PSD)
4 de 4

E Robério Negreiros (PSD)

Hugo Barreto/Metrópoles

Durante a sessão da terça-feira (25/10), Iolando puxou alguns deputados de lado para conversar sobre o assunto. Embora ainda esteja cedo para confirmar votos, ele pelo menos diz ter ouvido a simpatia dos colegas.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Projeto de Robério

Enquanto os três nomes do MDB buscam a presidência, o único postulante de fora do partido de Ibaneis protocolou um projeto de lei que muda as regras para a eleição na Mesa Diretora, conforme relevado pela coluna Grande Angular.

A Lei Orgânica, atualmente, permite apenas uma única recondução para o mesmo cargo na Mesa Diretora em sequência. Essa norma está vigente desde 2019.

O novo projeto deixa claro que a recondução é proibida apenas para o mesmo cargo. Ou seja, ao não vedar a reeleição de uma forma geral, a proposta abre brecha para quem ocupa os cargos de chefia da CLDF permanecer em funções de poder dentro da Casa em sucessivas legislaturas, ainda que não seja no mesmo cargo.