metropoles.com

Lançamento de campanha na CLDF é marcado por nomes de ativistas mortos

Nas cadeiras, constavam referências a ativistas assassinados, como Dorothy Stang, Chico Mendes e Marielle Franco

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandre A Bastos/ CLDF
cats110
1 de 1 cats110 - Foto: Alexandre A Bastos/ CLDF

O lançamento da campanha Direitos Humanos por Inteiro, nesta segunda-feira (25/2), na Câmara Legislativa, foi marcada por homenagem a ativistas mortos. Nas cadeiras das salas das comissões, no térreo da CLDF, foram colocadas placas com os nomes de pessoas que lutaram por causas sociais e acabaram assassinadas. Entre os nomes lembrados estavam os de Dorothy Stang, Honestino Guimarães, Dandara dos Santos e Marielle Franco.

Convocada pelo deputado Fábio Felix (PSol), a solenidade contou com a presença de deputados federais. Entre eles, Marcelo Freixo (PSol-RJ) e Erika Kokay (PT), além de representantes dos governos local e federal e de entidades de defesa dos direitos humanos.

Placas alusivas à data de assassinato de defensores dos direitos humanos foram colocadas em todas as cadeiras do auditório. “Obviamente, não podemos falar de direitos humanos sem lembrar a luta de tanta gente que foi assassinada por defender a justiça social”, destacou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Fábio Felix. Além de Felix, dos membros que compõem a comissão, apenas Leandro Grass (Rede) compareceu ao evento.

Marcelo Freixo aproveitou para criticar a atual política do país. Segundo o parlamentar fluminense, apenas 4% dos crimes são solucionados no Brasil, e a maioria dos detentos foi presa em flagrante. “Por que os crimes não são resolvidos no país? Porque é mais fácil vigiar aqueles que não queremos por perto. Por isso as cadeias estão cheias de pobres, negros e jovens de comunidades. Os demais crimes ficam impunes”, defendeu o deputado.

Ao final do lançamento, Fábio Felix anunciou um dia de atividades em homenagem a um ano da morte da ex-vereadora Marielle Franco – ocorrido no dia 14 de março. As ações se iniciarão com uma caminhada saindo do Conic. Haverá ainda lançamento de um livro com teses da política e ativista carioca, às 17h, e sessão solene às 19h, na Câmara Legislativa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?